05-06-2024
A NOVA FCT tem promovido, ao longo dos anos, programas de verão essencialmente destinados a estudantes do ensino secundário, contribuindo desta forma para a sensibilização e dinamização das áreas CTEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática).
A Faculdade volta, este ano (2024), a organizar encontros com os estudantes pré-universitários em atividades dinamizadas pelos Departamentos, Centros de Investigação e Núcleos da NOVA FCT.
A Escola também se alia a entidades de promoção de ciência e tecnologia junto dos mais novos, sendo uma das participantes recorrentes dos laboratórios de verão promovidos no âmbito do Ciência Viva.
Acompanha a agenda e inscreve-te no programa que mais te desperta a curiosidade.
A Academia Quantum é uma iniciativa do Departamento de Física da NOVA FCT e visa proporcionar aos jovens pre-univesitários o contacto com a investigação científica que se faz neste departamento. Os participantes terão a oportunidade de explorar diversos campos fascinantes da física moderna através de uma série de workshops, palestras e actividades práticas. Os temas abordados incluirão:
Público Alvo: Estudantes do 11.º e 12.º ano
Preço: Gratuito
Mais informações: https://eventos.fct.unl.pt/
Organização: Departamento de Física
Mais informações: https://eventos.fct.unl.pt/matnova2024
Organização: Departamento de Matemática, NOVA Math
Esta escola de verão irá apresentar a Licenciatura em Biologia Celular e Molecular, através de diversas atividades que demonstrarão o potencial do curso e da NOVA FCT.
Público Alvo: Estudantes do 12.º ano
Preço: 15 €
Mais informações: https://forms.gle/y6xPst72PaxcHRG6A
Organização: Núcleo de Biologia Celular e Molecular
O estágio Programação de Jogos Inteligentes é uma introdução de várias áreas da computação através da construção de programas. Os alunos do 9º ano terão a oportunidade de aprender, durante uma semana, a construir programas para controlar pequenos robots e a desenvolver um jogo que integra conceitos de internet das coisas e inteligência artificial.
Público Alvo: Estudantes do 9.º ano
Mais informações: https://www.cienciaviva.pt/ciencia-viva-no-laboratorio/estagios/2024/?accao=showactivities&id_activity=5393
Organização: NOVA LINCS/Departamento de Informática
A Engenharia Biomédica desenvolve tecnologias inovadoras para a prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, contribuindo para a melhoria dos cuidados de saúde e para a compreensão do funcionamento do corpo humano. Durante o estágio tomarás contacto com diversas áreas de investigação em Engenharia Biomédica existentes na NOVA FCT:
Público Alvo: Estudantes do 12.º ano
Mais informações: https://www.cienciaviva.pt/ciencia-viva-no-laboratorio/estagios/2024/?accao=showactivities&id_activity=5423
Organização: Departamento de Física
A Engenharia Física é uma disciplina que combina os princípios da física com a prática da engenharia, focada na aplicação de conceitos científicos para resolver problemas tecnológicos complexos. Os engenheiros físicos desenvolvem e implementam soluções inovadoras em diversas áreas tecnológicas.
Nestes estágios de Engenharia Física, os alunos terão a oportunidade de se envolver em experiências práticas no campo da Engenharia Física, explorando tanto os princípios fundamentais da Física Clássica quanto as mais recentes inovações da Física Moderna.
Estas experiências estão cuidadosamente alinhadas não só com as áreas de investigação proeminentes do Departamento de Física da NOVA FCT mas também com a oferta pedagógica do Departamento, garantindo uma integração fluida entre teoria e experiência. Nos estágios serão apresentados os seguintes tópicos:
• Raios-X
• Eletromagnetismo.
• Física Atómica e Molecular
• Laser Solar
• Óptica
• Física Nuclear
• Criogenia
• Física de Superfícies e Tecnologias de Vácuo
Público Alvo: Estudantes do 12.º ano
Mais informações:https://www.cienciaviva.pt/ciencia-viva-no-laboratorio/estagios/2024/index.php?accao=showactivities&id_activity=5449
Organização: Departamento de Física
Em 1695, Leibniz escreveu uma carta a L´Hôpital a perguntar se faria sentido generalizar o conceito de derivada de ordem inteira a ordem não inteira. L´Hôpital respondeu que a questão era interessante e replicou com outra questão: E se a ordem da derivada for 1/2? Leibniz, numa carta datada de 30 de setembro do mesmo ano respondeu: Isso levará a um paradoxo, a partir do qual um dia consequências úteis serão tiradas! A data de 30 de setembro de 1695 ficou marcada como o início do Cálculo Fracionário! Nos últimos anos dada a aplicação das derivadas de ordem não inteira para descrever vários fenómenos (mercados financeiros, crescimento de um tumor, moldes de materiais, modelos epidemiológicos, etc.) deu-se uma explosão na investigação associada a esta área com inúmeros cientistas a aplicar este tipo de derivadas para modelar de forma mais realista determinados problemas. Neste curso pretende-se partir da definição da derivada clássica e a partir daí analisar como se pode chegar à definição de uma derivada de ordem, por exemplo, 1/2. Neste projeto irás perceber o conceito de derivada de ordem não inteira, analisar algumas das definições que existem, as vantagens em utilizar este tipo de derivadas, e desenvolver um algoritmo que permite comparar as várias definições abordadas. Se possível, irás ainda aplicar este tipo de derivadas a um problema em concreto.
Público Alvo: Estudantes do 12.º ano
Mais informações: https://www.cienciaviva.pt/ciencia-viva-no-laboratorio/estagios/2024/?accao=showactivities&id_activity=5213
Organização: NOVA MATH/Departamento de Matemática
No âmbito do Programa Ocupação Científica de Jovens nas Férias promovido pelo Ciência Viva, o MEtRICs/DQ/NOVA FCT promove os seguintes estágios de verão:
Público Alvo: Estudantes do 10.º, 11.º e 12.º ano
Mais informações: https://www.cienciaviva.pt/ciencia-viva-no-laboratorio/estagios/2024/?accao=showinstitutionswithactivities
Organização: MEtRICs/Departamento de Química
No âmbito do Programa Ocupação Científica de Jovens nas Férias promovido pelo Ciência Viva, o CENIMAT/DCM/NOVAFCT promove os seguintes estágios de verão:
Público Alvo: Estudantes do 10.º, 11.º e 12.º ano
Mais informações: https://www.cienciaviva.pt/ciencia-viva-no-laboratorio/2024
Organização: Departamento Ciências dos Materiais
A famosa fórmula de Albert Einstein E=mc^2 estabelece uma relação entre energia (E) e massa (m). Neste este modelo, é fácil calcular a energia sabendo a massa e vice-versa. Este é o chamado problema direto.
No problema inverso, o objectivo é o de reconstruir o modelo a partir de um conjunto de dados. Por exemplo dado um conjunto de medições (massa,energia) como chegar ao modelo de Einstein ? Neste estágio científico vamos ver exemplos de problemas inversos em diversos contextos como matemática, física, engenharia, medicina e iremos reconstruir parâmetros de um modelo a partir de um conjunto de dados obtidos por simulação computacional.
Público Alvo: Estudantes do 10.º, 11.º e 12.º ano
Mais informações: https://www.cienciaviva.pt/ciencia-viva-no-laboratorio/estagios/2024/?accao=showactivities&id_activity=5212
Organização: NOVA MATH/Departamento de Matemática
Vem descobrir as Ciências da Vida
As Ciências da Vida integram a Microbiologia, Genética, Biotecnologia, Nanobiotecnologia, Biologia Celular, Imunologia,
Durante este estágio, os alunos realizarão diversas experiências para investigar:
i) a patogenicidade e diversidade de microrganismos
ii) a organização sub-celular de uma célula
iii) a capacidade das bactérias em produzir estruturas multicelulares
iv) a diversidade e percurso evolutivo das leveduras e a relevância do estudo da sua ecologia e fisiologia
v) a capacidade de resposta do nosso sistema imunológico como mecanismo de defesa contra patogénios
vii) o desenvolvimento de cancro e a importância do desenvolvimento de novas terapias.
Os alunos aprenderão a (1) manusear culturas de microrganismos e de células humanas, (2) a analisar amostras humanas em contexto fisiológico e de doença como a infeção e o cancro e (3) a trabalhar com técnicas de análise normalmente usadas no trabalho de rotina de um laboratório de Microbiologia, Biologia Molecular e Genética, Histologia e Citologia, (4) conhecer a importância e o funcionamento da Colecção Portuguesa de Leveduras (PYCC) localizada no Departamento de Ciências da Vida.
Público Alvo: Estudantes do 10.º, 11.º e 12.º ano
Mais informações: https://www.cienciaviva.pt/ciencia-viva-no-laboratorio/estagios/2024/?accao=showactivities&id_activity=5070
Organização: Departamento de Ciências da Vida
Neste curso os alunos começarão por adquirir conhecimentos básicos relativos a computadores e técnicas de programação.
Seguir-se-á uma breve introdução a Machine Learning que permitirá aos alunos perceber de forma intuitiva como funciona o Machine Learning e porque é importante e útil. O curso terminará com um projeto concreto em que serão aplicadas as técnicas adquiridas, a problemas de Álgebra Abstrata.
Serão abordados os seguintes temas:
1) Comandos básicos Linux
2) Comandos básicos Python
3) Jupyter Notebooks
4) Acesso livre a GPUs usando Google Colab
5) Experiências com GPT-4
6) Utilizar GPT-4 para criar pequenos programas Python
7) Conceitos básicos de Machine Learning
8) Carregamento e análise de dados estruturados usando Pandas
9) Estruturas algébricas básicas (semigrupos, monoides, grupos) e conceitos (problemas da palavra)
10) Projeto piloto: Aplicação básica de técnicas de Machine Learning a problemas da palavra.
Público Alvo: Estudantes do 10.º, 11.º e 12.º ano
Mais informações: https://www.cienciaviva.pt/ciencia-viva-no-laboratorio/estagios/2024/?accao=showactivities&id_activity=5428
Organização: NOVA MATH/Departamento de Matemática
Reconhecimento da presença de impressões digitais latentes em diferentes tipos de superfície por utilização de reveladores específicos.
Público Alvo: Estudantes do 10.º, 11.º e 12.º ano
Mais informações: https://sites.fct.unl.pt/nqa/home
Organização: Departamento Química
Os principais objetivos são os de cativar os estagiários a prosseguir o seu percurso escolar em áreas tecnológicas relacionadas com a Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, utilizando os veleiros autónomos e os sistemas digitais de controlo e de instrumentação associados como meio para permitir um contato com algumas das tecnologias disponíveis. Espera-se que a introdução a algumas técnicas de programação e controlo, a sua integração e a aplicação na manipulação de algumas tecnologias, bem como a experimentação em veleiros autónomos torne possível quebrar distâncias e transformar os desafios iniciais em experiências divertidas e motivadores para uma aproximação às áreas da tecnologia.
Este estágio vem na linha de atividades anteriores utilizando um veleiro de pequenas dimensões (menor que 1 metro), integrando um conjunto minimalista de sensores (bússola eletrónica, GPS e catavento), um controlador de baixo-custo (Arduino/ESP) e servos de controlo de leme e vela, de modo a permitir a navegação autónoma e conclusão de uma regata.
Público Alvo: Estudantes do 11.º e 12.º ano
Mais informações: https://www.cienciaviva.pt/ciencia-viva-no-laboratorio/estagios/2024/?accao=showactivities&id_activity=5450
Organização: Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Esta escola de verão pretende aprofundar o intercâmbio de ideias, experiências, propostas e resultados de diversos estudos que se tem vindo a processar desde 2011 entre investigadores da América Latina, Portugal e Espanha. O sucesso dos Congressos Ibero-Americanos em História da Educação Matemática (CIHEM), que têm permitido conhecer o estado atual da investigação nestes países, motivou a Comissão Internacional que os tem vindo a organizar em 2024 uma Escola de Verão em Lisboa.
A Escola de Verão pretende criar um espaço que permita o debate aprofundado sobre temáticas, paradigmas e metodologias. Propõe-se uma experiência presencial intensa ao nível doutorado e pós-doutorado onde, mais do que a difusão de resultados de investigações, se procura a apresentação e debate de questões-fronteira que estimulem a produção investigativa.
Público Alvo: Estudantes Universitários
Mais informações: https://eventos.fct.unl.pt/ev_historia_educacao_matematica
Organização: Departamento de Matemática, NOVA Math
Público Alvo: Estudantes do 10.º, 11.º e12.º ano
Mais informações: https://www.facebook.com/nubioq/
Organização: Núcleo de Bioquímica
Público Alvo: Estudantes do 10.º, 11.º e 12.º ano
Preço: Gratuito
Mais informações:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSczWgeN60KN5k3llycgvYjxI84tP7dFr05WuyiWfjmFetAeGQ/viewform
Organização: Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente
Tipo de Atividade: Expositiva com interação com jogo de equipas.
Descrição: Os produtos que adquirimos por norma vêm embalados, aumentado assim a quantidade de resíduos plásticos consumidos. Mas o que acontece a todas essas embalagens? Os resíduos recolhidos seletivamente são encaminhados para estações de triagem, que são instalações com equipamentos específicos que asseguram a separação mecânica e manual dos materiais recebidos. Esta separação possibilita encaminhar os plásticos para a indústria recicladora com os requisitos de qualidade necessários para serem transformados em novos produtos. Por norma, estes novos produtos possuem um menor valor face ao original (downcycling) podendo a perda de qualidade estar associada à contaminação. Será que existem soluções que promovam o upcycling (onde os materiais têm um destino igual ao inicial)? Nesta atividade vamos explorar o percurso das nossas embalagens usadas numa estação de triagem, e testar conhecimentos num jogo em equipa, sobre Ambiente, Resíduos e Engenharia do Ambiente na NOVA.
Tipo de atividade: Visita a laboratório.
Descrição: Os alunos são convidados a acompanhar o dia-a-dia no nosso laboratório MARLab. Sempre sob a supervisão, os estudantes terão oportunidade de aprender algumas técnicas de laboratório utilizadas na investigação da poluição marinha por microplásticos, como a identificação destes poluentes. Todo o trabalho será executado por investigadores experientes com explicação do fundamento teórico e os estudantes terão igualmente oportunidade de praticarem, sempre sob supervisão. Além desta vertente mais prática, esta atividade terá igualmente uma componente educativa, com vista à sensibilização e consciencialização dos estudantes para a poluição marinha por plásticos no presente século.
Análise das nossas pegadas ecológicas e /ou Jogo estratégico em grupos "Pescador/a por um dia".
Tipo de atividade: Atividade prática com utilização de PC e recurso a website
Descrição: Vem descobrir a relação entre os recursos da Terra e o nosso estilo de vida de uma forma divertida e interativa! Prepara-te para uma viagem pelo mundo da pegada ecológica, onde vais aprender a calcular o impacto das tuas escolhas e descobrir formas de viver de maneira mais sustentável. Os alunos realizarão um Quizz no computador ou telemóvel com uma exploração interativa e discussão dos resultados. Pode ser combinado com um jogo estratégico de grupos para experienciar diretamente o impacte das decisões ao uso dos recursos.
Tipo de atividade: Expositiva e Interativa.
Descrição: Esta atividade pretende convidar os alunos a explorar os temas de eficiência energética e conforto térmico. Durante a sessão, discutiremos tópicos importantes como consumos no setor residencial, o Sistema de certificação energética e pobreza energética". Além das discussões teóricas, haverá componentes práticas que incentivarão os alunos a refletir sobre esses assuntos e calcular seus próprios consumos energéticos. A sessão terminará com a apresentação de projetos passados e atuais de promoção de eficiência energética, onde os membros do CENSE/DCEA da área de investigação de energia e clima estiveram/estão envolvidos. Assim, os alunos poderão ter testemunhos de casos práticos de engenheiros do ambiente que trabalham em investigação.
Tipo de atividade: Expositiva e Interativa.
Descrição: A ÁGUA, é um recurso essencial à vida que necessita ser preservado. É por isso muito importante garantir o adequado tratamento de águas residuais e assim proteger os ecossistemas aquáticos contra várias formas de poluição. Acresce que, face à escassez da ÁGUA a nível global é cada vez mais importante estudar novos métodos de tratamento que permitam a reutilização segura de água residual.
Nesta atividade são apresentadas algumas soluções para tratamentos aplicados à água para consumo e à água residual, para reutilização, assim como os desafios futuros que a disponibilidade de Água nos coloca.
Esta escola de verão, da Universidade NOVA é programa temático de quatro semanas para alunos, dos 16 aos 19 anos, que visa expô-los a diferentes áreas de interesse, com atividades práticas, abrangendo os seguintes tópicos:
Público Alvo: Estudantes do 10.º, 11.º e 12.º ano
Preço: € 1.500,00
Mais informações: https://www.unl.pt/ensino/summer-school
Organização: Universidade NOVA de Lisboa
Público Alvo: Estudantes do 10.º, 11.º e 12.º ano
Mais informações: https://sites.fct.unl.pt/nqa/home
Organização: Núcleo de Química Aplicada
Neste estágio os jovens do ensino secundário serão confrontados com os apaixonantes desafios da construção. Esta atividade prática oferece uma oportunidade única para explorar os princípios fundamentais da engenharia civil. Sob orientação dos nossos investigadores, os participantes aprenderão os conceitos fundamentais da conceção estrutural, criarão e testarão as suas próprias “superestruturas”. Prepara-te para uma viagem empolgante rumo ao universo da engenharia, onde cada ponte, edifício e viaduto é uma expressão tangível do poder da inovação e da criatividade humanas. Junta-te a nós nesta missão de construir o futuro, um projeto de cada vez!
Público Alvo: Estudantes do 10.º, 11.º e 12.º ano
Mais informações: https://www.cienciaviva.pt/ciencia-viva-no-laboratorio/estagios/2024/?accao=showactivities&id_activity=5339
Organização: CERIS NOVA/Departamento de Engenharia Civil
A solução de problemas de otimização não linear (isto é a minimização ou maximização de uma função objetivo envolvendo parâmetros/variáveis desconhecidos) em que as variáveis podem ser restringidas por restrições é uma das componentes-chave da matemática computacional e aplicada moderna.
A natureza (e a humanidade) adora otimizar, e o mundo está longe de ser linear. Descreveremos a área de otimização continua não linear, incluindo os diferentes tipos de problemas, algumas técnicas algorítmicas simples e algumas aplicações da vida real.
Programa:
Público Alvo: Estudantes do 10.º, 11.º e 12.º ano
Mais informações: https://www.cienciaviva.pt/ciencia-viva-no-laboratorio/estagios/2024/?accao=showactivities&id_activity=5439
Organização: NOVA MATH/Departamento de Matemática
No âmbito de investigações em curso e de atividades do Departamento de Ciências da Terra, propõe-se o acompanhamento de trabalhos relativos ao percurso que os georrecursos como as águas, os minerais ou as rochas seguem desde a fase inicial de avaliação de uma área potencial no terreno, passando pela fase de amostragem e ensaios de laboratório para caracterizar a sua qualidade, culminando na modelação, respetiva exploração e transformação. Assim, os estagiários irão acompanhar um levantamento de terreno com mapas, aprender a executar ensaios de laboratório, bem como procedimentos básicos de interpretação e modelação com recurso a ferramentas de tecnologias de informação e observar aspetos da extração desses materiais essenciais ao nosso desenvolvimento sustentado. Podem ocorrer eventuais saídas de campo.
Público Alvo: Estudantes do 10.º, 11.º e 12.º ano
Mais informações: https://www.cienciaviva.pt/ciencia-viva-no-laboratorio/estagios/2024/?accao=showactivities&id_activity=5339
Organização: Departamento de Ciências da Vida
Vamos seguir as pistas que nos levarão á identificação de uma matéria prima, desde a sua recolha até ás possíveis aplicações no dia a dia. Será uma investigação, recorrendo a várias técnicas de geologia Forense, que nos irão permitir identificar, caracterizar e indagar possíveis usos do nosso material estranho.
Observações: Necessária bata de laboratório.
Público Alvo: Estudantes do 10.º, 11.º e 12.º ano
Mais informações: https://www.cienciaviva.pt/ciencia-viva-no-laboratorio/estagios/2024/?accao=showactivities&id_activity=5345
Organização: Departamento de Ciências da Terra
Os alunos terão a experiência de executar peças cerâmicas recorrendo ao uso de cascas de ovos e borras de café, que normalmente são colocadas no lixo orgânico. Vamos por isso, fazer tijolos e peças cerâmicas ecológicas e sustentáveis.
Observações: Necessária bata de laboratório.
Público Alvo: Estudantes do 10.º, 11.º e 12.º ano
Mais informações: https://www.cienciaviva.pt/ciencia-viva-no-laboratorio/estagios/2024/?accao=showactivities&id_activity=5098
Organização: Departamento de Ciências da Terra
Esta escola de verão irá apresentar a Licenciatura em Biologia Celular e Molecular, através de diversas atividades que demonstrarão o potencial do curso e da NOVA FCT.
Público Alvo: Estudantes do 10.º, 11.º e 12.º ano
Preço: Gratuito
Mais informações: https://sites.fct.unl.pt/nqa/home
Organização: Departamento Química