Atividades de verão com Ciências, Engenharia e Tecnologia na NOVA FCT 2024

05-06-2024

A NOVA FCT tem promovido, ao longo dos anos, programas de verão essencialmente destinados a estudantes do ensino secundário, contribuindo desta forma para a sensibilização e dinamização das áreas CTEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática).

A Faculdade volta, este ano (2024), a organizar encontros com os estudantes pré-universitários em atividades dinamizadas pelos Departamentos, Centros de Investigação e Núcleos da NOVA FCT.

A Escola também se alia a entidades de promoção de ciência e tecnologia junto dos mais novos, sendo uma das participantes recorrentes dos laboratórios de verão promovidos no âmbito do Ciência Viva.

Acompanha a agenda e inscreve-te no programa que mais te desperta a curiosidade. 

 

24 a 26 de Junho

Ambiente NOVA FCT

O Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente promove diversas atividades sobre vários temas ambientais destinadas a alunos do secundário. Os participantes podem escolher visitar o departamento num dos dias e explorar os conceitos, a ciência, engenharia e tecnologia que está a ser criada para tornar o mundo mais sustentável.
 

Público Alvo: Estudantes do 10.º, 11.º e 12.º ano
Preço: Gratuito
Mais informações: 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSczWgeN60KN5k3llycgvYjxI84tP7dFr05WuyiWfjmFetAeGQ/viewform

Organização: Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente

De Resíduos a Recursos
Tipo de Atividade: Expositiva com interação com jogo de equipas.
Descrição: Os produtos que adquirimos por norma vêm embalados, aumentado assim a quantidade de resíduos plásticos consumidos. Mas o que acontece a todas essas embalagens? Os resíduos recolhidos seletivamente são encaminhados para estações de triagem, que são instalações com equipamentos específicos que asseguram a separação mecânica e manual dos materiais recebidos. Esta separação possibilita encaminhar os plásticos para a indústria recicladora com os requisitos de qualidade necessários para serem transformados em novos produtos. Por norma, estes novos produtos possuem um menor valor face ao original (downcycling) podendo a perda de qualidade estar associada à contaminação. Será que existem soluções que promovam o upcycling (onde os materiais têm um destino igual ao inicial)? Nesta atividade vamos explorar o percurso das nossas embalagens usadas numa estação de triagem, e testar conhecimentos num jogo em equipa, sobre Ambiente, Resíduos e Engenharia do Ambiente na NOVA.
 

Vem conhecer mais sobre poluição marinha
Tipo de atividade: Visita a laboratório.
Descrição: Os alunos são convidados a acompanhar o dia-a-dia no nosso laboratório MARLab. Sempre sob a supervisão, os estudantes terão oportunidade de aprender algumas técnicas de laboratório utilizadas na investigação da poluição marinha por microplásticos, como a identificação destes poluentes. Todo o trabalho será executado por investigadores experientes com explicação do fundamento teórico e os estudantes terão igualmente oportunidade de praticarem, sempre sob supervisão. Além desta vertente mais prática, esta atividade terá igualmente uma componente educativa, com vista à sensibilização e consciencialização dos estudantes para a poluição marinha por plásticos no presente século.
 

1 - 2 - 3 - ou? Quantas terras precisamos se todos tivessem o mesmo estilo de vida como nós? Análise das nossas pegadas ecológicas e /ou Jogo estratégico em grupos "Pescador/a por um dia".
Tipo de atividade: Atividade prática com utilização de PC e recurso a website
Descrição: Vem descobrir a relação entre os recursos da Terra e o nosso estilo de vida de uma forma divertida e interativa! Prepara-te para uma viagem pelo mundo da pegada ecológica, onde vais aprender a calcular o impacto das tuas escolhas e descobrir formas de viver de maneira mais sustentável. Os alunos realizarão um Quizz no computador ou telemóvel com uma exploração interativa e discussão dos resultados. Pode ser combinado com um jogo estratégico de grupos para experienciar diretamente o impacte das decisões ao uso dos recursos.

 

Eficiência Energética e Conforto térmico: vamos tornar as nossas casas mais eficientes!
Tipo de atividade: Expositiva e Interativa.
Descrição: Esta atividade pretende convidar os alunos a explorar os temas de eficiência energética e conforto térmico. Durante a sessão, discutiremos tópicos importantes como consumos no setor residencial, o Sistema de certificação energética e pobreza energética". Além das discussões teóricas, haverá componentes práticas que incentivarão os alunos a refletir sobre esses assuntos e calcular seus próprios consumos energéticos. A sessão terminará com a apresentação de projetos passados e atuais de promoção de eficiência energética, onde os membros do CENSE/DCEA da área de investigação de energia e clima estiveram/estão envolvidos. Assim, os alunos poderão ter testemunhos de casos práticos de engenheiros do ambiente que trabalham em investigação.
 

Economia Circular da Água
Tipo de atividade: Expositiva e Interativa.
Descrição: A ÁGUA, é um recurso essencial à vida que necessita ser preservado. É por isso muito importante garantir o adequado tratamento de águas residuais e assim proteger os ecossistemas aquáticos contra várias formas de poluição. Acresce que, face à escassez da ÁGUA a nível global é cada vez mais importante estudar novos métodos de tratamento que permitam a reutilização segura de água residual.
Nesta atividade são apresentadas algumas soluções para tratamentos aplicados à água para consumo e à água residual, para reutilização, assim como os desafios futuros que a disponibilidade de Água nos coloca.

 

 

Mês de julho

 

Supernova Summer School da NOVA

Esta escola de verão, da Universidade NOVA é programa temático de quatro semanas para alunos, dos 16 aos 19 anos, que visa expô-los a diferentes áreas de interesse, com atividades práticas, abrangendo os seguintes tópicos:

  • Mídia criativa, Marketing, Cultura e Questões Sociais;
  • Inovação Científica e Evolução Tecnológica;
  • Ciências da Saúde, Qualidade de Vida e Bem-Estar;
  • Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios.

Público Alvo: Estudantes do 10.º, 11.º e 12.º ano
Preço: € 1.500,00
Mais informações: https://www.unl.pt/ensino/summer-school
Organização: Universidade NOVA de Lisboa

 

1 a 5 de julho

Escola de verão '24

Os estudantes contactam com o dia-a-dia no curso, participando em atividades laboratoriais selecionadas e outras atividades lúdicas no meio académico.
Existem três pacotes de inscrição disponíveis para seleção: o Pack Estudante, o Pack Almoços e o Pack de Alojamento. Ainda existe a possibilidade de realizar uma Aula de Surf dada pela Escola Lombok (Costa de Caparica), adiconal a qualquer Pack.

Público Alvo: Estudantes do 10.º, 11.º e 12.º ano
Mais informaçõeshttps://sites.fct.unl.pt/nqa/home
Organização: Núcleo de Química Aplicada

 

Engenharia em ação: construindo o futuro com superestruturas 

Neste estágio os jovens do ensino secundário serão confrontados com os apaixonantes desafios da construção. Esta atividade prática oferece uma oportunidade única para explorar os princípios fundamentais da engenharia civil. Sob orientação dos nossos investigadores, os participantes aprenderão os conceitos fundamentais da conceção estrutural, criarão e testarão as suas próprias “superestruturas”. Prepara-te para uma viagem empolgante rumo ao universo da engenharia, onde cada ponte, edifício e viaduto é uma expressão tangível do poder da inovação e da criatividade humanas. Junta-te a nós nesta missão de construir o futuro, um projeto de cada vez! 

Público Alvo: Estudantes do 10.º, 11.º e 12.º ano
Mais informações: https://www.cienciaviva.pt/ciencia-viva-no-laboratorio/estagios/2024/?accao=showactivities&id_activity=5339
Organização: CERIS NOVA/Departamento de Engenharia Civil

 

Introdução à otimização não linear

 A solução de problemas de otimização não linear (isto é a minimização ou maximização de uma função objetivo envolvendo parâmetros/variáveis desconhecidos) em que as variáveis podem ser restringidas por restrições é uma das componentes-chave da matemática computacional e aplicada moderna.
A natureza (e a humanidade) adora otimizar, e o mundo está longe de ser linear. Descreveremos a área de otimização continua não linear, incluindo os diferentes tipos de problemas, algumas técnicas algorítmicas simples e algumas aplicações da vida real.
Programa:

  • Descrição de exemplos motivacionais da vida real que exigem o uso de otimização não linear;
  • Formulação matemática e condições de otimalidade para o caso irrestrito, com atenção especial para convexos quadráticos;
  • Descrição de algoritmos práticos simples e suas aplicações ao caso quadrático convexo.

Público Alvo: Estudantes do 10.º, 11.º e 12.º ano
Mais informações: https://www.cienciaviva.pt/ciencia-viva-no-laboratorio/estagios/2024/?accao=showactivities&id_activity=5439
Organização: NOVA MATH/Departamento de Matemática

 

Da pesquisa de georrecursos à sua caracterização e produção

No âmbito de investigações em curso e de atividades do Departamento de Ciências da Terra, propõe-se o acompanhamento de trabalhos relativos ao percurso que os georrecursos como as águas, os minerais ou as rochas seguem desde a fase inicial de avaliação de uma área potencial no terreno, passando pela fase de amostragem e ensaios de laboratório para caracterizar a sua qualidade, culminando na modelação, respetiva exploração e transformação. Assim, os estagiários irão acompanhar um levantamento de terreno com mapas, aprender a executar ensaios de laboratório, bem como procedimentos básicos de interpretação e modelação com recurso a ferramentas de tecnologias de informação e observar aspetos da extração desses materiais essenciais ao nosso desenvolvimento sustentado. Podem ocorrer eventuais saídas de campo. 

Público Alvo: Estudantes do 10.º, 11.º e 12.º ano
Mais informaçõeshttps://www.cienciaviva.pt/ciencia-viva-no-laboratorio/estagios/2024/?accao=showactivities&id_activity=5339
Organização: Departamento de Ciências da Vida

 

Geologia sob investigação

Vamos seguir as pistas que nos levarão á identificação de uma matéria prima, desde a sua recolha até ás possíveis aplicações no dia a dia. Será uma investigação, recorrendo a várias técnicas de geologia Forense, que nos irão permitir identificar, caracterizar e indagar possíveis usos do nosso material estranho. 

Observações: Necessária bata de laboratório.

Público Alvo: Estudantes do 10.º, 11.º e 12.º ano
Mais informações: https://www.cienciaviva.pt/ciencia-viva-no-laboratorio/estagios/2024/?accao=showactivities&id_activity=5345
Organização: Departamento de Ciências da Terra

 

Vamos fazer cerâmica ecológica com ovos e café

Os alunos terão a experiência de executar peças cerâmicas recorrendo ao uso de cascas de ovos e borras de café, que normalmente são colocadas no lixo orgânico. Vamos por isso, fazer tijolos e peças cerâmicas ecológicas e sustentáveis.

Observações: Necessária bata de laboratório.

Público Alvo: Estudantes do 10.º, 11.º e 12.º ano
Mais informações: https://www.cienciaviva.pt/ciencia-viva-no-laboratorio/estagios/2024/?accao=showactivities&id_activity=5098
Organização: Departamento de Ciências da Terra

 

05 de julho

 

Testes presuntivos: análise forense de drogas

Esta escola de verão irá apresentar a Licenciatura em Biologia Celular e Molecular, através de diversas atividades que demonstrarão o potencial do curso e da NOVA FCT.

Público Alvo: Estudantes do 10.º, 11.º e 12.º ano
Preço: Gratuito
Mais informações: https://sites.fct.unl.pt/nqa/home
OrganizaçãoDepartamento Química

 

08 a 12 de julho

 

Universidade de Verão BCM '24

Esta escola de verão irá apresentar a Licenciatura em Biologia Celular e Molecular, através de diversas atividades que demonstrarão o potencial do curso e da NOVA FCT.

Público Alvo: Estudantes do 12.º ano
Preço: 15 €
Mais informaçõeshttps://forms.gle/y6xPst72PaxcHRG6A
OrganizaçãoNúcleo de Biologia Celular e Molecular

 

Programação de jogos inteligentes 

O estágio Programação de Jogos Inteligentes é uma introdução de várias áreas da computação através da construção de programas. Os alunos do 9º ano terão a oportunidade de aprender, durante uma semana, a construir programas para controlar pequenos robots e a desenvolver um jogo que integra conceitos de internet das coisas e inteligência artificial. 

Público Alvo: Estudantes do 9.º ano
Mais informações: https://www.cienciaviva.pt/ciencia-viva-no-laboratorio/estagios/2024/?accao=showactivities&id_activity=5393
OrganizaçãoNOVA LINCS/Departamento de Informática

 

Engenharia Biomédica: Investigação e desenvolvimento ao serviço da saúde 

A Engenharia Biomédica desenvolve tecnologias inovadoras para a prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, contribuindo para a melhoria dos cuidados de saúde e para a compreensão do funcionamento do corpo humano. Durante o estágio tomarás contacto com diversas áreas de investigação em Engenharia Biomédica existentes na NOVA FCT:

  • Como podemos promover a regeneração de tecidos e orgãos? A Engenharia de Tecidos procura a solução combinando biomateriais, células e moléculas sinalizadoras. Irás usar metodologias a que recorre para processar biomateriais e para avaliar a interação destes com células.
  • Como dar sentido aos biossinais? Aquisição e processamento de dados fisiológicos para retirar informação relevante.
  • A Termografia como ferramenta clínica: aplicações de termografia em medicina dentária.
  • As aplicações em saúde digital: telemonitorização e apoio à decisão.
  • Como a impressão 3D pode ajudar na Saúde.

Público Alvo: Estudantes do 12.º ano
Mais informações: https://www.cienciaviva.pt/ciencia-viva-no-laboratorio/estagios/2024/?accao=showactivities&id_activity=5423
Organização: Departamento de Física

 

Investigação e desenvolvimento em engenharia física 

A Engenharia Física é uma disciplina que combina os princípios da física com a prática da engenharia, focada na aplicação de conceitos científicos para resolver problemas tecnológicos complexos. Os engenheiros físicos desenvolvem e implementam soluções inovadoras em diversas áreas tecnológicas.
Nestes estágios de Engenharia Física, os alunos terão a oportunidade de se envolver em experiências práticas no campo da Engenharia Física, explorando tanto os princípios fundamentais da Física Clássica quanto as mais recentes inovações da Física Moderna.
Estas experiências estão cuidadosamente alinhadas não só com as áreas de investigação proeminentes do Departamento de Física da NOVA FCT mas também com a oferta pedagógica do Departamento, garantindo uma integração fluida entre teoria e experiência. Nos estágios serão apresentados os seguintes tópicos:

• Raios-X
• Eletromagnetismo.
• Física Atómica e Molecular
• Laser Solar
• Óptica
• Física Nuclear
• Criogenia
• Física de Superfícies e Tecnologias de Vácuo

Público Alvo: Estudantes do 12.º ano
Mais informações:https://www.cienciaviva.pt/ciencia-viva-no-laboratorio/estagios/2024/index.php?accao=showactivities&id_activity=5449
Organização: Departamento de Física

 

Viagem no "espaço" e "tempo" com as derivadas fracionárias

Em 1695, Leibniz escreveu uma carta a L´Hôpital a perguntar se faria sentido generalizar o conceito de derivada de ordem inteira a ordem não inteira. L´Hôpital respondeu que a questão era interessante e replicou com outra questão: E se a ordem da derivada for 1/2? Leibniz, numa carta datada de 30 de setembro do mesmo ano respondeu: Isso levará a um paradoxo, a partir do qual um dia consequências úteis serão tiradas! A data de 30 de setembro de 1695 ficou marcada como o início do Cálculo Fracionário! Nos últimos anos dada a aplicação das derivadas de ordem não inteira para descrever vários fenómenos (mercados financeiros, crescimento de um tumor, moldes de materiais, modelos epidemiológicos, etc.) deu-se uma explosão na investigação associada a esta área com inúmeros cientistas a aplicar este tipo de derivadas para modelar de forma mais realista determinados problemas. Neste curso pretende-se partir da definição da derivada clássica e a partir daí analisar como se pode chegar à definição de uma derivada de ordem, por exemplo, 1/2. Neste projeto irás perceber o conceito de derivada de ordem não inteira, analisar algumas das definições que existem, as vantagens em utilizar este tipo de derivadas, e desenvolver um algoritmo que permite comparar as várias definições abordadas. Se possível, irás ainda aplicar este tipo de derivadas a um problema em concreto. 

Público Alvo: Estudantes do 12.º ano
Mais informaçõeshttps://www.cienciaviva.pt/ciencia-viva-no-laboratorio/estagios/2024/?accao=showactivities&id_activity=5213
Organização: NOVA MATH/Departamento de Matemática

 

15 a 19 de julho

 

Estágios de verão MEtRICs

No âmbito do Programa Ocupação Científica de Jovens nas Férias promovido pelo Ciência Viva, o MEtRICs/DQ/NOVA FCT promove os seguintes estágios de verão:

Público Alvo: Estudantes do 10.º, 11.º e 12.º ano
Mais informações: https://www.cienciaviva.pt/ciencia-viva-no-laboratorio/estagios/2024/?accao=showinstitutionswithactivities
Organização: MEtRICs/Departamento de Química

 

Estágios de verão CENIMAT

No âmbito do Programa Ocupação Científica de Jovens nas Férias promovido pelo Ciência Viva, o CENIMAT/DCM/NOVAFCT promove os seguintes estágios de verão:

Público Alvo: Estudantes do 10.º, 11.º e 12.º ano

Mais informaçõeshttps://www.cienciaviva.pt/ciencia-viva-no-laboratorio/2024
Organização: Departamento Ciências dos Materiais

 

Problemas inversos

A famosa fórmula de Albert Einstein E=mc^2 estabelece uma relação entre energia (E) e massa (m). Neste este modelo, é fácil calcular a energia sabendo a massa e vice-versa. Este é o chamado problema direto.
No problema inverso, o objectivo é o de reconstruir o modelo a partir de um conjunto de dados. Por exemplo dado um conjunto de medições (massa,energia) como chegar ao modelo de Einstein ? Neste estágio científico vamos ver exemplos de problemas inversos em diversos contextos como matemática, física, engenharia, medicina e iremos reconstruir parâmetros de um modelo a partir de um conjunto de dados obtidos por simulação computacional.

Público Alvo: Estudantes do 10.º, 11.º e 12.º ano
Mais informaçõeshttps://www.cienciaviva.pt/ciencia-viva-no-laboratorio/estagios/2024/?accao=showactivities&id_activity=5212
Organização: NOVA MATH/Departamento de Matemática

 

Vem descobrir as Ciências da Vida

Vem descobrir as Ciências da Vida

As Ciências da Vida integram a Microbiologia, Genética, Biotecnologia, Nanobiotecnologia, Biologia Celular, Imunologia,

Durante este estágio, os alunos realizarão diversas experiências para investigar:

i) a patogenicidade e diversidade de microrganismos

ii) a organização sub-celular de uma célula

iii) a capacidade das bactérias em produzir estruturas multicelulares

iv) a diversidade e percurso evolutivo das leveduras e a relevância do estudo da sua ecologia e fisiologia

v) a capacidade de resposta do nosso sistema imunológico como mecanismo de defesa contra patogénios

vii) o desenvolvimento de cancro e a importância do desenvolvimento de novas terapias.

Os alunos aprenderão a (1) manusear culturas de microrganismos e de células humanas, (2) a analisar amostras humanas em contexto fisiológico e de doença como a infeção e o cancro e (3) a trabalhar com técnicas de análise normalmente usadas no trabalho de rotina de um laboratório de Microbiologia, Biologia Molecular e Genética, Histologia e Citologia, (4) conhecer a importância e o funcionamento da Colecção Portuguesa de Leveduras (PYCC) localizada no Departamento de Ciências da Vida.

Público Alvo: Estudantes do 10.º, 11.º e 12.º ano
Mais informações: https://www.cienciaviva.pt/ciencia-viva-no-laboratorio/estagios/2024/?accao=showactivities&id_activity=5070
Organização: Departamento de Ciências da Vida

 

16 a 19 de julho

 

Machine learning aplicado a problemas de álgebra

Neste curso os alunos começarão por adquirir conhecimentos básicos relativos a computadores e técnicas de programação.
Seguir-se-á uma breve introdução a Machine Learning que permitirá aos alunos perceber de forma intuitiva como funciona o Machine Learning e porque é importante e útil. O curso terminará com um projeto concreto em que serão aplicadas as técnicas adquiridas, a problemas de Álgebra Abstrata.
Serão abordados os seguintes temas:

1) Comandos básicos Linux
2) Comandos básicos Python
3) Jupyter Notebooks
4) Acesso livre a GPUs usando Google Colab
5) Experiências com GPT-4
6) Utilizar GPT-4 para criar pequenos programas Python
7) Conceitos básicos de Machine Learning
8) Carregamento e análise de dados estruturados usando Pandas
9) Estruturas algébricas básicas (semigrupos, monoides, grupos) e conceitos (problemas da palavra)
10) Projeto piloto: Aplicação básica de técnicas de Machine Learning a problemas da palavra.

Público Alvo: Estudantes do 10.º, 11.º e 12.º ano
Mais informaçõeshttps://www.cienciaviva.pt/ciencia-viva-no-laboratorio/estagios/2024/?accao=showactivities&id_activity=5428
Organização: NOVA MATH/Departamento de Matemática

 

17 de julho

 

Deteção de Impressões digitais

Reconhecimento da presença de impressões digitais latentes em diferentes tipos de superfície por utilização de reveladores específicos.

Público Alvo: Estudantes do 10.º, 11.º e 12.º ano
Mais informações: https://sites.fct.unl.pt/nqa/home
OrganizaçãoDepartamento Química

 

Veleiros equipados com sistemas eletrónicos que navegam sozinhos

Os principais objetivos são os de cativar os estagiários a prosseguir o seu percurso escolar em áreas tecnológicas relacionadas com a Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, utilizando os veleiros autónomos e os sistemas digitais de controlo e de instrumentação associados como meio para permitir um contato com algumas das tecnologias disponíveis. Espera-se que a introdução a algumas técnicas de programação e controlo, a sua integração e a aplicação na manipulação de algumas tecnologias, bem como a experimentação em veleiros autónomos torne possível quebrar distâncias e transformar os desafios iniciais em experiências divertidas e motivadores para uma aproximação às áreas da tecnologia.
Este estágio vem na linha de atividades anteriores utilizando um veleiro de pequenas dimensões (menor que 1 metro), integrando um conjunto minimalista de sensores (bússola eletrónica, GPS e catavento), um controlador de baixo-custo (Arduino/ESP) e servos de controlo de leme e vela, de modo a permitir a navegação autónoma e conclusão de uma regata. 

Público Alvo: Estudantes do 11.º e 12.º ano
Mais informaçõeshttps://www.cienciaviva.pt/ciencia-viva-no-laboratorio/estagios/2024/?accao=showactivities&id_activity=5450
Organização: Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

  

22 a 26 de julho

Academia Quantum 2024

A Academia Quantum é uma iniciativa do Departamento de Física da NOVA FCT e visa proporcionar aos jovens pre-univesitários o contacto com a investigação científica que se faz neste departamento. Os participantes terão a oportunidade de explorar diversos campos fascinantes da física moderna através de uma série de workshops, palestras e actividades práticas. Os temas abordados incluirão:

  • Computação Quântica
  • Física Nuclear
  • Lasers e Energia Solar
  • Física de Plasmas
  • Instrumentação
  • Energia das Ondas
  • Sensores Biomédicos

Público Alvo: Estudantes do 11.º e 12.º ano
Preço: Gratuito
Mais informações: https://eventos.fct.unl.pt/academiaquantum2024
Organização: Departamento de Física

 

30 de agosto a 3 de setembro

 

Universidade de verão de Bioquímica 

Os estudantes contactam com o dia-a-dia no curso, participando em atividades laboratoriais selecionadas e outras atividades lúdicas no meio académico.
Existem três pacotes de inscrição disponíveis para seleção: o Pack Estudante, o Pack Almoços e o Pack de Alojamento. Ainda existe a possibilidade de realizar uma Aula de Surf dada pela Escola Lombok (Costa da Caparica), adiconal a qualquer Pack.

Público Alvo: Estudantes do 10.º, 11.º e12.º ano
Mais informações: https://www.facebook.com/nubioq/
Organização: Núcleo de Bioquímica

 

3 a 7 de setembro

 

MatNOVA: Escola de Verão de Matemática

Esta escola de verão pretende explorar tópicos de matemática avançados, aprofundar conhecimentos e divulgar saídas profissionais e aplicações da matemática.

Público Alvo: Estudantes do 10.º, 11.º ano
Mais informações: https://eventos.fct.unl.pt/matnova2024
Organização: Departamento de Matemática, NOVA Math