Ana Isabel Roque e Beatriz Mariz são as mais recentes Fullbrighters da NOVA FCT

04-06-2024

A competitiva Bolsa Fulbright para Investigação com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia distinguiu duas alunas da NOVA FCT, que terão agora oportunidade de explorar a sua área de Doutoramento em instituições de referência nos Estados Unidos da América.

Ana Isabel Roque, a realizar o doutoramento em Biologia na NOVA FCT e no Centro de Cuidados Inovadores e Tecnologias da Saúde do Politécnico de Leiria, irá ser investigadora visitante no laboratório Professor Fasano, no Mucosal Immunology and Biology Research Center, Massachusetts General Hospital for Children, Harvard Medical School, durante oito meses. A investigar os mecanismos de autoimunidade da doença celíaca, com esta oportunidade a aluna espera criar novos conhecimentos sobre interações específicas entre o hospedeiro e as bactérias e a sua influência nas respostas do hospedeiro a fatores ambientais, que possam permitir a descoberta de alvos patogénicos e o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas ou preventivas.

Carnegie Mellon University irá acolher, durante quatro meses, Beatriz Mariz, a doutorar-se em Biologia pela NOVA FCT. O seu projeto visa desvendar o papel de proteínas específicas de Streptococcus pneumoniae na patogenicidade e infeção bacteriana. Esta bactéria é uma das principais causas de diversas infecções, e é reconhecida como um agente patogénico prioritário pela Organização Mundial de Saúde.

As bolsas do Programa Fulbright oferecem a estudantes e professores portugueses a oportunidade de estudar, lecionar ou fazer investigação nos Estados Unidos da América, bem como a estudantes e professores americanos a oportunidade de desenvolver o mesmo tipo de atividades em Portugal.