12-12-2023
Rui Pedro Ribeiro e José Paulo Barbosa Mota, docentes e investigadores do Departamento de Química (DQ), são os responsáveis pelo projeto exploratório que conquistou uma dotação financeira de cerca de 50 mil euros.
Das 37 propostas elegíveis ao Concurso para Projetos Exploratórios, no âmbito do Programa UTAustin Portugal, apenas oito foram distinguidas, destacando-se a pertinência e qualidade desta proposta de investigação da NOVA FCT, tendo a mesma sido 1.ª classificada pelo Júri do Concurso.
O projeto submetido na categoria dos Nanomateriais para Novos Mercados, com o título “Impressão 3D de Carvões Nanoporosos Ricos em Azoto para Captura de CO2 por Electric Swing Adsorption”, consiste numa abordagem disruptiva para a preparação de materiais com alto potencial de captura de CO2 e baixo custo. Estes materiais serão desenvolvidos em parceria com C. Buddie Mullins, professor da UT Austin (EUA). Desta forma, espera-se que este projeto estabeleça os fundamentos de um processo de captura de CO2 com baixo consumo energético e baseado em materiais de alta performance.
Os recursos alocados a cada projeto variam entre 19.400 e 50 mil euros, totalizando um investimento de 368.771,80 euros provenientes do orçamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
O concurso, concebido para apoiar equipas de investigação de instituições não empresariais do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, bem como da Universidade do Texas, em Austin (UT Austin), visa promover a investigação colaborativa nas principais áreas científicas delineadas pelo Programa UTAustin Portugal.
Consulte aqui os Resultados do Concurso Projetos Exploratórios do Programa UTAustin Portugal.