03-05-2023
A Universidade NOVA de Lisboa é uma das mais recentes parceiras da Associação adapt.local - Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas, que pretende dinamizar a adaptação local às alterações climáticas em Portugal.
Formalizada como Associação em 2022, desde 2016 que esta rede tem vindo a trabalhar na dinamização da adaptação às alterações climáticas. A NOVA tem sido colaboradora desta iniciativa desde o início e, em 2023, formalizou o seu compromisso na precursão de um país mais preparado para responder aos desafios climáticos que se avizinham e integrando oficialmente a Associação. A adesão foi aprovada por unanimidade na quarta Assembleia Geral da Associação, que teve lugar no mês de abril.
A NOVA, através das suas várias Unidades Orgânicas, tem vindo a trabalhar em investigação e apoio à política pública à escala local e nacional (e.g. Planos de Adaptação Intermunicipal), e em formação universitária avançada ao nível de mestrado (e.g. na cadeira de Adaptação e Risco às Alterações Climáticas do Mestrado em Engenharia Ambiente) no âmbito de mitigação e adaptação às alterações climáticas.
Em representação da Escola na adapt.local estão João Pedro Gouveia, investigador no CENSE, do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da FCT NOVA, e Miguel Castro Neto, professor na NOVA Information Management School.