Livro "Mulheres na Ciência" volta a destacar investigadoras da FCT NOVA

09-03-2023

Liliana Tomé, Rosa Miranda e Sónia Carabineiro são as mais recentes investigadoras da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA a serem distinguidas no livro “Mulheres na Ciência”, promovido pela Ciência Viva.

Estes nomes juntam-se a mais 15 investigadoras da FCT NOVA que já foram destacadas ao longo das edições desta iniciativa que pretende festejar as mulheres cientistas portuguesas, cujo trabalho notável tem sido fundamental para o progresso que a Ciência e a Tecnologia nacionais registaram nas últimas décadas.

“O que me move na ciência é a vontade de abraçar novos desafios e o prazer de descobrir novas funcionalidades de materiais poliméricos. A minha investigação foca-se no desenvolvimento de materiais mais eficientes, desde polímeros de base natural a materiais derivados de líquidos iónicos, e na exploração das suas propriedades, à procura de soluções para problemas atuais da nossa sociedade, como o aquecimento global ou a produção de energia limpa", diz Liliana Tomé, investigadora do LAQV-REQUIMTE.

Rosa Miranda, investigadora do UNIDEMI, conta que profissionalmente esteve sempre ligada à investigação, à docência e à transferência de tecnologia. "Comecei a usar lasers de alta potência para processar e transformar materiais, numa época em que eram desconhecidos da indústria nacional. Atualmente estão nas mais variadas empresas e fico com o sentimento de que valeram a pena estes anos de trabalho intensivo, tocando áreas tão diversas como a limpeza de papéis e pergaminhos, a soldadura de materiais metalurgicamente incompatíveis e, mais recentemente, o fabrico aditivo de peças metálicas. Um processo mais limpo, com menor consumo de matérias-primas e de energia. Mas foi também muito compensador incutir nos meus alunos o interesse por aprender e desenvolver”, acrescenta.

Sónia Carabineiro, investigadora do LAQV-REQUIMTE, explica que a sua investigação centra-se no desenvolvimento de catalisadores eficientes e recicláveis para reações de oxidação com interesse industrial e ambiental, tais como materiais de carbono nanoestruturados, óxidos metálicos mistos, complexos metálicos heterogeneizados e nanopartículas. "Tento usar condições suaves de pressão e temperatura, solventes verdes, evitar a produção de resíduos tóxicos e minimizar o consumo de energia", salienta.

Esta edição reúne 101 retratos de investigadoras de diferentes áreas do conhecimento captados pelas objetivas dos fotógrafos Alípio Padilha, Ana Brígida, Diana Tinoco e Rodrigo Cabrita.  As edições do livro "Mulheres na Ciência" estão à venda na Loja do Pavilhão do Conhecimento. O conteúdo das publicações existe também em versão digital,  disponivel aqui, ou num módulo permanente do Pavilhão do Conhecimento, inaugurado a 8 de Março de 2016.

A FCT NOVA congratula-se do reconhecido sucesso nacional e internacional conquistado pelas nossas Investigadoras.