NOVA FCT e AMA assinam protocolo para criação do primeiro Espaço Cidadão numa universidade

16-07-2024

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa | NOVA FCT e a AMA – Agência para a Modernização Administrativa assinaram hoje um memorando de entendimento para a criação do primeiro Espaço Cidadão numa instituição de ensino superior em Portugal. Este marco representa um passo significativo na prestação de serviços públicos em ambiente académico.

O Espaço Cidadão, inserido na oferta de atendimento omnicanal da AMA, complementar à prestação digital de serviços públicos, visa centralizar vários serviços de diferentes entidades num único ponto de atendimento, facilitando o acesso a serviços essenciais da administração central, local e de entidades privadas de interesse público. Este novo espaço na NOVA FCT permitirá aos estudantes, funcionários e à comunidade local tratar de diversos assuntos administrativos de forma mais rápida e eficiente.

Entre os serviços disponíveis no Espaço Cidadão da NOVA FCT estarão a renovação da Carta de Condução, a solicitação de nova senha ou caderneta predial junto da Autoridade Tributária, a apresentação de despesas junto da ADSE, questões relacionadas com emprego e formação profissional, a alteração da morada do Cartão de Cidadão, a solicitação do Cartão Europeu de Seguro de Doença e a adesão ao serviço Faturas Sem Papel, entre muitos outros.

Além da prestação de serviços, os Espaços Cidadão têm como objetivo a promoção da literacia digital, através do auto-atendimento assistido e via biometria com o qual se procura, de forma pedagógica, capacitar o cidadão a interagir digitalmente com a Administração Pública.

A abertura ao público deste Espaço Cidadão no Campus de Caparica, junta-se a uma rede que conta já com mais de 890 pontos de norte a sul do país localizados em Lojas de Cidadão, câmaras municipais, juntas de freguesia, bibliotecas e, agora, numa universidade. A abertura deste novo ponto na NOVA FCT representa um avanço importante para a descentralização e melhoria do acesso aos serviços públicos, e reflete o compromisso da AMA e desta instituição de ensino superior com a inovação e a excelência no serviço à população.

“Estamos muito entusiasmados com a assinatura deste protocolo que vai possibilitar a criação do primeiro Espaço Cidadão numa faculdade. Este memorando de entendimento marca um marco significativo não apenas para a nossa Faculdade, mas para todo o ensino superior em Portugal”, refere José Júlio Alferes, Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa | NOVA FCT.

Sofia Mota, Presidente da AMA – Agência para a Modernização Administrativa, reforça que “a expansão da rede de Espaços Cidadão, em locais que oferecem maior conveniência e acessibilidade aos cidadãos, é uma prioridade em linha com o novo modelo de atendimento, em desenvolvimento pela AMA, que tem por objetivo integrar os atuais canais de atendimento (digitais e presenciais) para que forneçam um atendimento rápido, eficiente e uma experiência melhorada no acesso aos serviços.”

A assintura do protocolo decorreu no seguimento da reunião de Conselho de Ministros, que teve lugar na NOVA FCT, onde foram debatidos os temas da modernização e desburocratização da administração pública. A abertura do Espaço Cidadão na NOVA FCT deverá decorrer até janeiro de 2025, seis meses depois da assinatura deste protocolo entre a Faculdade e a AMA.

Na imprensa

"Marco significativo". NOVA FCT vai ter Espaço Cidadão até janeiro, Notícias ao Minuto

Lojas de Cidadão alargadas para 95 até 2026 e pais vão passar a ter cartões dos filhos na aplicação ID.GOV, Diário de Notícias

Governo quer mais 250 Espaços Cidadão em dois anos, incluindo em hospitais e universidades, Expresso