Bolsa INPhINIT da Fundação "la Caixa” aposta na investigação em nanociências e nanotecnologia

15-03-2023

O centro de investigação i3N|CENIMAT foi escolhido por Ghulam Abbas para desenvolver o trabalho de doutoramento “Highly Efficient and Flexible Thin Film Epitaxial Silicon / Perovskite Tandem Solar Cells". O aluno foi um dos 105 bolseiros do programa INPhINIT da Fundação "la Caixa" que visa apoiar os melhores talentos científicos e impulsionar a investigação inovadora e de alta qualidade em Espanha e Portugal.

O trabalho, coordenado por Hugo Àguas, professor do Departamento de Ciência dos Materiais, irá explorar o filme fino altamente eficiente e flexível Silicone epitaxial e Células solares Tandem Perovskite.

Ghulam Abbas é Mestre em Física, pela Universidade Islâmica Internacional Islamabad, Paquistão, desde 2015, e tem estado ligado à investigação em síntese e caraterização de dispositivos optoeletrónicos inorgânicos baseados em perovskite. Publicou 8 artigos de investigação nesta área, com um fator de impacto cumulativo de mais de 60 em revistas de investigação de primeira linha, conta com 50+ citações, e um índice h de 4.