Fabio Chalub é um dos Embaixadores Portugueses do Dia Internacional da Matemática

13-12-2022

Fabio Chalub, professor e investigador do Departamento de Matemática (DM) da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, é um dos Embaixadores Portugueses do Dia Internacional da Matemática.

O Dia Internacional da Matemática (IDM) é uma celebração mundial que decorre todos os anos a 14 de março. Nesse dia, todos os países são convidados a festejar a matemática com atividades tanto para estudantes como para o público em geral, em escolas, museus, bibliotecas e outros espaços.

Os embaixadores do IDM, nomeados pela União Internacional de Matemática, têm um papel fundamental na difusão desta celebração nos seus países e atuam como ligação com as redes escolares, organizações locais de matemática e a imprensa. Além disso, participam frequentemente na organização de eventos nos seus países.

“É um orgulho contar com um docente e investigador que foi escolhido como sendo um dos Embaixadores do Dia Internacional da Matemática, mais uma vez se mostra a qualidade reconhecida a nível internacional dos membros do DM", afirma Ana Cristina Casimiro, Presidente do DM da FCT NOVA.

Fabio Chalub foi um dos membros da primeira Comissão de Gestão do Dia Internacional da Matemática. Desde 2018 é membro da Committe on Applications and Interdisciplinary Relations da European Mathematical Society. Na FCT NOVA já foi coordenador do Centro de Matemática e Aplicações e Presidente do DM.

O dia 14 de março foi escolhido como a data para o IDM porque já era celebrado em muitos países como o Dia do Pi, com base no facto de alguns países o escreverem como 3/14 e a constante matemática Pi ser aproximadamente 3,14.

O projeto do Dia Internacional da Matemática é liderado pela União Matemática Internacional com o apoio de numerosas organizações internacionais e regionais de todo o mundo. Foi proclamado pela UNESCO na 40.ª sessão da Conferência Geral, 26 de novembro de 2019. A primeira celebração teve lugar a 14 de março de 2020.