Diogo Miguel Geraldes Torres vence Bolsa Gulbenkian Novos Talentos na área de Química

24-10-2022

Diogo Miguel Geraldes Torres, aluno da Licenciatura em Química Aplicada da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, é o único estudante da FCT NOVA distinguido com a Bolsa Gulbenkian Novos Talentos.

No final do primeiro ano da licenciatura o aluno ficou com uma média de 18,8 valores que lhe conferiu a conquista desta bolsa, na área da Química. “Sempre fui muito curioso em descobrir coisas e a química era a disciplina que me dava mais oportunidades de conhecer coisas novas”, explica. “Vim para a FCT NOVA porque, além de prestigiada e com bom ambiente, garantia mais contacto com a parte laboratorial e recursos que serão fundamentais no meu percurso”, acrescenta.

Este programa da Fundação Calouste Gulbenkian tem como objetivo detetar e apoiar o talento de estudantes excecionais e estimular a sua iniciação à investigação. O valor de bolsa anual a atribuir será, no mínimo, de 2.500 €, incluindo um apoio para o prosseguimento de estudos, nomeadamente para o pagamento de propinas e para estímulo à investigação (no valor de 1.000€), e um apoio para atividades de enriquecimento de talento como, por exemplo, cursos de formação avançada, participação em conferências e escolas de verão, estágios, cursos de línguas, aquisição de livros e material de laboratório, entre outros (no valor de 1.500 €).

Diogo Torres ainda não sabe em concreto o teor da sua investigação mas será com toda a certeza na área de Química Inorgânica. “É a área que mais me interessa e que pretendo aprofundar com esta bolsa”, explica o aluno.

Os Novos Talentos terão a oportunidade de participar num programa imersivo de enriquecimento de talento, com tutores de mérito reconhecido e acompanhamento por uma Comissão Científica dedicada a cada área do programa. O programa inclui ainda sessões de desenvolvimento pessoal em grupo, apostando assim na criação de um ambiente de networking e partilha entre os bolseiros que perdure mesmo após o período de bolsa.