Pós-graduação em Reabilitação de Infraestruturas Ferroviárias com candidaturas abertas até 15 de fevereiro.

19-01-2022

As candidaturas para o Diploma de Estudos Pós-Graduados em Reabilitação de Infraestruturas Ferroviárias estão abertas até 15 de fevereiro.

O programa de especialização desenhado pela FCT NOVA, em colaboração com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, a Infraestruturas de Portugal S.A,  o Instituto de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, pretende dar uma formação específica de utilidade para a economia nacional.

O transporte ferroviário tem um papel importante na economia nacional, mas atualmente, enfrenta vários desafios. A maioria das linhas existentes é afetada por fatores de envelhecimento e ações climáticas e, portanto, requer intervenções urgentes, mas, por outro lado, as solicitações impostas à sua capacidade de carga são cada vez maiores. É por isso, extremamente importante planear cuidadosamente as medidas de manutenção e reabilitação e otimizar as intervenções de acordo com a sua relação custo/benefício.

Com um programa multidisciplinar, pretende-se que o formando seja capaz de avaliar o estado atual da via-férrea, propor medidas de reabilitação mais eficientes e eficazes, e avaliar o seu valor aditivo em função de melhoramento do desempenho dinâmico da via.

O curso inclui palestras de personalidades reconhecidas nesta área, visitas de estudo e ensaios laboratoriais, utilização das ferramentas computacionais. O foco da reabilitação será a utilização de novos materiais, tais como por exemplo os geossintéticos.

Mais informações aqui.
Flyer.