13-12-2021
A Universidade NOVA de Lisboa vai atribuir o título de Doutor Honoris Causa a Germano de Sousa e a Gouveia e Melo numa cerimónia que terá lugar no dia 16 de dezembro, pelas 17h00, e que será transmitida por streaming no canal de YouTube da NOVA.
Na atribuição do título ao Prof. Dr. Germano de Sousa, o padrinho será o Professor Jaime Branco, Diretor da NOVA Medical School, e a oração laudatória será proferida pelo Professor António Rendas, antigo Reitor da NOVA. A homenagem que agora se realiza foi aprovada em Colégio de Diretores a 18 de março de 2021.
O Professor Jaime Branco será também o padrinho do Vice-Almirante Gouveia e Melo e a Oradora será a Professora Maria Paula Macedo.
Mais informações: nova.eventos@unl.pt .
Sobre Germano de Sousa
Médico Patologista Clínico, é a Germano de Sousa que se deve o nome desta especialidade em Portugal, a modernização do currículo e da formação à luz das melhores práticas internacionais.
Foi Bastonário da Ordem dos Médicos e distribuiu grande parte da sua vida entre o hospital, a universidade e a atividade laboratorial privada.
Teve uma intensa e brilhante carreira hospitalar, na prática clínica e em cargos de gestão. Simultaneamente deu um contributo notável na academia, como docente em várias faculdades, com destaque para a NOVA Medical School à qual consagrou grande dedicação, apoio e prestígio. Entre variados contributos, criou o Mestrado em Patologia Química, o primeiro curso de Mestrado da instituição, e coordenou com enorme sucesso o Gabinete de Estudos Pós-Graduados.
Apaixonado pela história da medicina foi percursor em 1980 da primeira exposição na FIL sobre História da Medicina integrada no Congresso Nacional de Medicina, um dos coordenadores da Exposição do Museu de História de Medicina Maximiano de Lemos na Fundação Calouste Gulbenkian e é Autor da obra "História da Medicina Portuguesa durante a Expansão", publicada em fevereiro de 2013.
É Fundador e Presidente do Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa. O grupo recorre a tecnologia com elevado grau de sofisticação e pioneirismo na área de medicina de precisão, funcionando ainda como polo de ensino universitário. Nas palavras de Germano de Sousa “continuar a acompanhar, cabalmente, a evolução e os desafios da medicina na nossa especialidade, e por à disposição dos colegas e doentes esse saber, é a nossa mais estrita obrigação ética e inalienável dever deontológico.”
Sobre Gouveia e Melo
Possui um percurso profissional brilhante no contexto da Marinha portuguesa, onde ingressou com 19 anos como Cadete na Escola Naval. Recentemente, tornou-se uma iminente figura pública na sequência do seu valioso contributo como coordenador da Task Force de vacinação para combate à COVID-19.
Gouveia e Melo integrou, voluntariamente, a Esquadrilha de Submarinos aos 24 anos. Durante a sua longa permanência nesta estrutura exerceu diversas funções operacionais e de comando. Teve a oportunidade de comandar os submarinos NRP Delfim e NRP Barracuda – tendo sido o único oficial português a comandar, em simultâneo, dois submarinos operacionais - chefiou o Serviço de Treino e Avaliação da Esquadrilha de submarinos e o Estado-Maior da Autoridade Nacional para o Controlo de Operações de submarinos (SUBOPAUTH). Entre outras realizações, liderou ainda o ambicioso projeto de transformação e reconstrução desta estrutura, capacitando-a para a receção e apoio aos novos submarinos.
Foi também Relações Públicas e porta-voz da Marinha, Diretor de Faróis e Diretor do Instituto de Socorros a Náufragos.
Em 2017, Gouveia e Melo foi promovido a Vice-Almirante. Nessa data passou a exercer as funções de Comandante Naval e, em acumulação, as funções de Comandante da força naval EUROMARFOR, que integra meios portugueses, espanhóis, franceses e italianos. É desde janeiro de 2020 o Adjunto para o Planeamento e Coordenação do Estado-Maior General das Forças Armadas, que acumulou com a coordenação da Task Force para combate à COVID-19.
É atualmente o Oficial da Marinha de Guerra Portuguesa, no ativo, com mais horas de navegação (32.000) e com mais horas de imersão (20.000). Para além dos submarinos e do mar é um apaixonado pelo mundo das matemáticas, física e da computação, tendo frequentado vários cursos ao longo da carreira.
É Comendador da Ordem Militar de São Bento de Avis e Comendador da Ordem do Mérito Marítimo de França, entre muitas outras condecorações com que foi distinguido em Portugal e no estrangeiro.