FCT NOVA é a 1.ª Instituição de Ensino Superior a chegar ao Top 5 da Geração Depositrão

26-11-2021

A NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA recolheu 9,5 toneladas de resíduos elétricos e eletrónicos, garantindo a melhor classificação de sempre de uma Instituição de Ensino Superior na 13.ª edição do Concurso Geração Depositrão.

Em 2020/21, a FCT NOVA renovou a sua inscrição no Concurso Geração Depositrão, acessível através da sua participação no Programa Eco-Escolas, e conseguiu prémios em categorias com a sua participação, distinguindo os esforços e a estratégia de reciclagem em curso da Escola.

Com os bons resultados da Escola neste desafio, a FCT NOVA conquista o 4.º lugar nacional, tornando-se a primeira Instituição de Ensino Superior a chegar ao Top 5 deste concurso.

Esta edição contou com a participação de 540 escolas e entidades portuguesas, que resultou na recolha de 430 toneladas de resíduos elétricos e eletrónicos e pilhas usadas, representando um aumento de cerca de 8% face ao ano letivo anterior.

Esta classificação deve-se ao esforço e participação de todos os docentes, funcionários e estudantes da FCT NOVA que entregaram os seus Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, Pilhas e Acumuladores nos contentores destinados ao efeito disponíveis no Campus da Caparica, nomeadamente, os Depositrões e as Caixas Traga-Pilhas.

A participação da Escola neste desafio é mais uma das iniciativas promovidas no âmbito da FCT NOVA Sustentável. A Escola assume a sustentabilidade como um dos seus compromissos e tem vindo a implementar medidas para estimular e inspirar a comunidade a ser mais consciente e participativa.

A Geração Depositrão é uma campanha da European Recycling Platform Portugal, implementada em parceria com a ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), através do Programa Eco-Escolas, e conta com o apoio das marcas Decathlon, LG, Orima, Pingo Doce e Worten.

A FCT NOVA já está ativamente a participar na nova edição do concurso que conta com a novidade de qualquer membro da Escola poder fazer um pedido de recolha de equipamentos elétricos e eletrónicos ao domicílio, com associação à FCT NOVA, contabilizando este peso recolhido ao domicílio para os prémios arrecadados pela escola ao longo do ano. As recolhas ao domicílio (peso mínimo de 60 kg) deverão ter a identificação da escola para somar o peso correspondente. Para o efeito, basta aceder a www.eureciclo.pt , preencher e submeter o formulário escolas e aguardar pela data de recolha, que será comunicada pelas nossas Operações.