09-09-2020
Fábio Rodrigues Abreu, aluno do Mestrado em Ciências Gastronómicas integra a equipa que conquistou o prémio “Born from Knowledge” na edição 2020 dos Prémios Ecotrophelia Portugal.
O prémio, promovido pela ANI – Agência Nacional de Inovação em parceria com a PortugalFoods, distingue o melhor projeto nascido do conhecimento científico e tecnológico.
A equipa, constituída também por investigadores do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa (ISA), pretendeu aproveitar o tomate que a indústria desperdiça para criar um novo produto (Tomatable) que, segundo afirmam, “resulta de uma fusão de alimentos e sabores da dieta mediterrânica, com um equilíbrio delicado entre a acidez e o salgado e é de origem nacional. Nutricionalmente é pouco calórico, contendo vitaminas e micronutrientes que contribuem para uma alimentação equilibrada e variada. Contém ainda probióticos e simbióticos resultantes da fermentação que potenciam benefícios para a saúde”.
A equipa já está à procura de parceiros estratégicos para levar o Tomatable para o mercado.
O prémio “Born from Knowledge” é promovido no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Na imprensa
ANI premeia Tomatable - o tomate em conserva pouco calórico que evita o desperdício (Vida Rural)
Tomate verde em conserva recebe prémio “Born from Knowledge” (Frutas e Legumes)