06-12-2019
Durante o dia 2 de dezembro, esteve presente no campus de Caparica uma unidade móvel a realizar rastreios gratuitos ao VIH, Hepatites Virais e Sífilis à comunidade académica, bem como a distribuir material informativo e de prevenção sexual e a promover a literacia em saúde.
O rastreio gratuito às infeções sexualmente transmissíveis foi oferecido pela unidade móvel MOVE-SE do GAT – Grupo de Ativistas em Tratamentos, uma organização não-governamental sem fins lucrativos, que pretende contribuir para os objetivos da ONUSIDA, bem como os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, nomeadamente o ODS #3 Saúde de Qualidade. A unidade móvel MOVE-SE do GAT permite fazer um rastreio rápido, anónimo, confidencial e gratuito, promovendo o acesso à prevenção e à saúde sexual de uma forma mais eficaz e integrada na comunidade.
Esta iniciativa foi dinamizada pelo NuPride, um núcleo de estudantes da Associação de Estudantes da FCT NOVA. Este núcleo dedica-se a lutar pela extinção da desigualdade e consciencializar a comunidade académica através do diálogo e debate de temáticas LGBTQ+, fomentando a cidadania. Promover uma sexualidade saudável e segura é um dos vários objetivos do núcleo.
Durante este dia, foram testadas 62 pessoas no campus da FCT NOVA. "Devido à grande afluência que a campanha teve, está a ser pensada a realização de uma nova campanha para breve", afirma o NuPride FCT NOVA.
Fique a saber mais sobre os serviços prestados pelo GAT aqui. Consulte eventos, horários e outras iniciativas da unidade móvel MOVE-SE aqui.