Notícias

Notícias

Doutoramento Honoris Causa atribuído pela NOVA a Andrew Livingston

22-10-2019

Doutoramento Honoris Causa atribuído pela NOVA a Andrew Livingston

O reputado especialista em Engenharia Química, Andrew Livingston foi distinguido com o Doutoramento Honoris Causa pela NOVA, no dia 21 de outubro, pelo seu excecional contributo para a Ciência e desenvolvimento tecnológico.

Professor de Engenharia Química no Imperial College London, reconhecido pelo desenvolvimento de plataformas tecnológicas inovadoras para a fabricação de produtos químicos e (bio)farmacêuticos, Livingston conta com cerca de 35 patentes submetidas. Especializou-se em tecnologias de separação por membranas, tendo sido agraciado com a Underwood Medal (2016) pelo Institute of Chemical Engineers. A Oração Laudatória de Andrew Livingston foi proferida por João Paulo Crespo, Professor e Coordenador Geral dos Centros de Investigação da FCT NOVA, tendo como padrinho Manuel Nunes da Ponte, também Professor da FCT NOVA.

João Sàágua, Reitor da NOVA, elogiou não só os feitos científicos de Andrew Livingston, mas também o seu empenho em servir a sociedade através da produção de conhecimento, nomeadamente na passagem de testemunho a novos investigadores e talentos. «A Universidade NOVA, enquanto instituição do século XXI, está profundamente empenhada no seu papel de criação de um pensamento de vanguarda, e de uma forma de olhar sociedade de forma vanguardista, não virando as costas aos desafios do futuro, que precisam de ser abordados de forma sustentável e criativa.», afirmou o Reitor da NOVA.

No dia seguinte, o especialista em em separação de membranas apresentou a palestra “Molecular Separations in Organic Solvents, and the Quest for Perfect Polymers” para uma plateia cheia no Auditório da Biblioteca da FCT NOVA. 

 

Na imprensa

"O cientista que quer tornar o medicamento mais caro do mundo acessível a todos" (Diário de Notícias)