Notícias

Notícias

Aluna do programa RaBBiT da FCT NOVA publica na prestigiada revista Nature Communications

04-06-2019

Rebecca Meissner, a terminar o seu trabalho de doutoramento pela FCT NOVA e a University of Innsbruck, Áustria, publicou um artigo na prestigiada revista Nature Communications.

Esta revista, de elevado Fator de Impacto (12,124 em 2018), mantém uma posição de liderança entre os periódicos em todas as áreas das ciências naturais. Os artigos, criteriosamente selecionados, reportam as mais recentes descobertas e avanços científicos a nível mundial nas áreas das Ciências Física, Ciências da Terra e Ambiente, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde.

O artigo “Low-energy electrons transform the nimorazole molecule into a radiosensitiser”, agora disponível para todos os interessados, é obra em coautoria da aluna e de Paulo Limão-Vieira, Professor da FCT NOVA e investigador no centro de investigação CEFITEC.

Em procedimentos radioterapêuticos, a ação de electrões secundários é de vital importância para determinar os processos químicos que ocorrem em meio fisiológico e desta forma determinarem a viabilidade de determinados mecanismos em funções específicas no processo de tratamento de patologias oncológicas. Este artigo descreve pela primeira vez o mecanismo de redução de uma espécie molecular com potencial de utilização em processos de radioterapia,  em condições isoladas e hidratadas, permitindo assim uma descrição dos mecanismos a nível molecular que a tornam num potencial radiossensibilizador. Este estudo permite uma melhor compreensão dos processos de interacção de electrões secundários com estas espécies moleculares com relevância para as áreas da física, biofísica, biomédica, bionanotecnologia ou biomedicina.

A aluna participa no programa doutoral RaBBiT, que conta neste momento com mais de 30 alunos inscritos a realizar trabalho de doutoramento na FCT NOVA e em instituições parceiras no Reino Unido, Espanha e Áustria.