Notícias

Notícias

Equipa da NOVA FCT Integra Consórcio Vencedor de Concurso Europeu para Combater a Pobreza Energética

21-02-2025

A equipa liderada pelo investigador João Pedro Gouveia, do Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade (CENSE) da NOVA FCT, faz parte do consórcio vencedor de um concurso europeu que assegura a continuidade do projeto Energy Poverty Advisory Hub (EPAH). Esta iniciativa da União Europeia, dedicada à erradicação da pobreza energética e à promoção de uma transição energética justa, será mantida por mais quatro anos.

O EPAH tem como principal objetivo apoiar as comunidades locais em toda a Europa, garantindo que se intensificam os esforços no combate à pobreza energética e que todos os cidadãos da União Europeia tenham acesso a serviços energéticos essenciais. O consórcio, composto por cinco organizações parceiras, conta com o CENSE NOVA FCT a desempenhar um papel central na coordenação científica. As outras entidades envolvidas incluem a Climate Alliance (Bélgica e Alemanha), a AISFOR (Itália), a empresa de desenvolvimento de software Akaryon (Áustria) e a organização Ecoserveis (Espanha).

Segundo o investigador João Pedro Gouveia, "nos quatro anos anteriores demos início a um processo de apoio a governos locais no combate à pobreza energética, promovendo o reconhecimento do problema nos diferentes Estados-Membros da UE. Pretendemos, nos próximos anos, consolidar o EPAH como o hub de conhecimento e partilha de experiências, integrando ainda mais a comunidade científica, governos nacionais e locais, e todas as partes interessadas em combater a pobreza energética."

Com a renovação do projeto, o consórcio expandirá os seus esforços para apoiar as autoridades locais e regionais, desenvolvendo ferramentas, diretrizes e projetos específicos. Algumas das principais iniciativas incluem a continuação da expansão do ATLAS mundial de projetos inspiradores de combate à pobreza energética, que já conta com mais de 300 projetos, o apoio ao diagnóstico e monitorização das várias dimensões do problema na Europa através da análise de indicadores a diferentes escalas e a prestação de apoio técnico especializado a mais de 100 comunidades vulneráveis na União Europeia.

Adicionalmente, o projeto prevê a promoção de atividades de partilha de conhecimento, através de eventos como "lunch talks" mensais, conferências internacionais e workshops nacionais.

Este projeto reflete o forte compromisso da União Europeia com uma transição energética justa, garantindo que nenhuma comunidade fica para trás. A NOVA FCT, juntamente com os seus parceiros, continuará a trabalhar para assegurar um futuro mais sustentável e inclusivo.