FCT NOVA Challange vai já na Quarta Edição

15-01-2019

Já estão abertas as inscrições para as equipas que querem participar na Quarta Edição do FCT NOVA Challenge.

O concurso pretende promover nos estudantes pré-universitários o interesse pelo conhecimento científico, proporcionar a interação entre os jovens e investigadores, bem como estimular o aparecimento de talentos na área das Ciências, Tecnologias e Engenharia. Com este objetivo convidam-se os alunos a apresentarem projetos e trabalhos científicos.

Nas sessões deste concurso, que acontecem desde 2016, já participaram mais de 600 estudantes. Só no ano passado foram submetidos 70 trabalhos/projetos para conquistarem o maior galardão de ciências e engenharia para o ensino secundário.

Estes concursos são importantes para incentivar o trabalho de campo e o contacto com o próximo passo dos estudantes - a faculdade. Tanto que o Colégio Luso-Francês criou em 2010 uma disciplina unicamente para desenvolvimento de projetos” admite Rita Rocha, professora que coordenou o projeto vencedor da edição de 2018, no programa de José Candeias na Antena 1.

Criatividade e ambição científica não faltam na maioria das submissões como são exemplos os projetos que conquistaram o primeiro lugar nas edições anteriores.

No ano passado, o grupo WWPlastic apresentou o projeto com o mesmo nome que teve como objetivo perceber melhor até que ponto é que as estações de tratamento de resíduos conseguem impedir a passagem de microplásticos e perceberam que as fontes domésticas são uma das principais causadoras deste problema.

Em 2017 o prémio foi para projeto Oureka: um trabalho que consistia num conjunto de bioensaios de toxicidade desenvolvidos nos gâmetas e nos zigotos de ouriços-do-mar da espécie Paracentrotus lividus. O projeto pretendia testar e desenvolver um modelo de estudo que permitisse detetar concentrações muito baixas de poluentes disruptores endócrinos, um grupo de substâncias químicas presentes no meio ambiente que podem interferir no sistema endócrino de seres humanos e de outros animais e, com isso, afetar a sua saúde, crescimento e reprodução.

Na primeira edição, foi a “Vida no limite” que ganhou o pódio. Estes alunos quiseram explorar a astrobiologia, um multi e transdisciplinar campo do conhecimento que pretende compreender a origem, evolução e vida no universo. O projeto consistiu em analisar estremófilos (organismos que vivem em ambientes considerados extremos) nas lagoas ácidas da Mina do Lousal.

Todos os alunos que venceram a competição tiveram a oportunidade de uma experiência única. Visitar a NASA. A meca de qualquer cientista.

Tornámo-nos as heroínas da nossa escola e tivemos a oportunidade de ver e conhecer um país diferente. Dou nota 20 à FCT NOVA” Foi assim que Marlene Catarina Costa (edição 2017) resumiu a sua experiência como uma das vencedoras desta competição.

Agora é a vossa vez!

A edição deste ano tem o apioi da Direção-Geral da Educação é patrocinada pela Embaixada dos Estados Unidos em Portugal.

inscrições aqui.

Mais informações aqui.