NOVA é a terceira universidade portuguesa a fazer parte da CESAER

18-10-2018

Professor Virgílio Cruz Machado, Diretor da FCT NOVA, esteve em Bucareste em representação da Universidade NOVA de Lisboa no encontro anual da CESAER (Conference of European Schools for Advanced Engineering Education and Research).

Reuniram-se 50 líderes de Universidades de Ciência e Tecnologia pertencentes a 25 países da rede CESAER na Universidade Politécnica de Bucareste (UPB), Roménia para discutir o futuro da ciência e tecnologia na Europa.

O encontro marca também a entrada da NOVA. É a terceira universidade portuguesa a fazer parte desta rede prestigiada que desde 1990 se assume como “a voz forte e unida das universidades de C&T na Europa”.

Esta associação tem como objetivo a promoção da excelência no ensino superior, investigação e inovação; influenciar debates; contribuir para a concretização de sociedades de conhecimento aberto e ter um impacto significante a nível científico, económico e social.

O encontro coincide com as celebrações dos 200 anos da UPB e teve como objetivo promover o valor da colaboração europeia na área da investigação, ensino e inovação para o benefício da sociedade. Os principais tópicos em debate incluem o papel das universidades de ciência e tecnologia nas infra-estruturas de investigação e inovação e as negociações interinstitucionais em curso sobre a próxima geração de instrumentos de financiamento da UE. Durante este encontro, os membros da rede vão reunir-se com a Comissária Europeia para o Desenvolvimento Regional, Corina Crețu.

Conheça a missão e trabalho desta rede no site da CESAER.