03-07-2017
Miguel Moreno Azanza, investigador do Departamento de Ciências da Terra da FCT NOVA e colaborador do Museu da Lourinhã, contribuiu para a descrição de um novo dinossauro saurópodo do Cretáceo Inferior de Espanha: o “Europatitan Eastwoodi”.
O nome desta nova espécie homenageia o famoso ator mundial Clint Eastwood, uma das estrelas de filmes como “The Good, the Bad and the Ugly” rodado há mais de 40 anos na região onde o dinossauro foi encontrado. Esta nova espécie é um saurópode, dinossauros herbívoros de quatro patas, conhecidos pelos seus longos pescoços e caudas.
O “Europatitan” habitava a região hoje conhecida como Sierra de la Demanda, localizada nas províncias de La Rioja e de Burgos, há 125 milhões de anos, coexistindo com outros grandes saurópodos, como o “Demandasaurus darwini”.
O trabalho foi liderado por Fidel Torcida e José Ignacio Canudo (Universidad de Zaragoza). Miguel Moreno-Azanza (FCT, Universidade Nova de Lisboa) juntou-se à equipa internacional como especialista em filogenética, a disciplina que estuda a história evolutiva e as relações entre indivíduos ou grupos de organismos.
O paper está publicado em Open Access:
Torcida Fernández-Baldor, F., Canudo, JI, Huerta, P., Moreno-Azanza, M., Montero, D., 2017. Europatitan eastwoodi, um novo saurópodo do Cretáceo inferior da Iberia na radiação inicial de somphospondylans em Laurasia. PeerJ 5, e3409. Doi: 10.7717 / peerj.3409