“Vem Ver” a FCT NOVA - Estudantes e Professores do Ensino Secundário visitam a FCT

17-03-2016

Durante os meses de Fevereiro e Março, mais de 450 estudantes do ensino secundário tiveram a oportunidade de conhecer o Campus da FCT NOVA e de experienciar, por um dia, aulas práticas de engenharia e ciências.

Para além de visitarem laboratórios de aulas e investigação, os estudantes realizaram várias actividades e experiências enquadradas nos Departamentos da Faculdade.

No Departamento de Química mostrou-se, como os catalisadores biológicos podem ser aplicados em processo biotecnológicos numa sessão laboratorial, demonstrando-se conceitos de cinética enzimática.

Ao grupo de estudantes que manifestou interesse em Informática, foi-lhes lançado o desafio de programação informática - "A Hora do Código", consistindo na resolução de puzzles computacionais utilizando uma linguagem de programação visual de fácil aprendizagem.

No Departamento de Matemática os estudantes tomaram contacto com aplicações da Matemática à Epidemiologia, utilizando sucessões de recorrência definidas em modelos compartimentais do tipo SIR (Susceptíveis-Infecciosos-Recuperados) e também com aplicações à Criptografia, nomeadamente desencriptação de mensagens através do estudo da frequência relativa dos caracteres.

Os que visitaram o Departamento de Ambiente, realizaram uma observação da amostra colhida no Charco da Faculdade (fitoplâncton, perifíton e macroinvertebrados) e analisaram os índices de qualidade ambiental.

As visitas realizadas ao Departamento de Física incluíram palestras realizadas por Docentes deste Departamento, para além de trabalhos laboratoriais relacionados com matérias leccionadas nas suas escolas, nomeadamente mecânica newtoniana, termodinâmica e eletromagnetismo.

Estas são algumas das actividades que possibilitaram a estes estudantes uma maior proximidade com o ensino superior, desfrutando de um dia no Campus da FCT NOVA.

Liceo Scientifico Enrico Medi, Itália

Escola Secundária Cacilhas Tejo