"Preeclampsia Handy Control” é o projecto vencedor da 4.ª Edição do Programa de Empreendedorismo da FCT NOVA

19-02-2016

"Preeclampsia Handy Control” é o projecto vencedor da 4.ª Edição do Programa de

A Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa inclui, desde há 4 anos, uma unidade curricular obrigatória de Empreendedorismo para todos os alunos dos cursos de mestrado e doutoramento, abrangendo cerca de 1000 alunos por ano.

Esta Unidade Curricular desenvolve-se em regime integral durante 5 semanas, entre Janeiro e Fevereiro, tendo os alunos que desenvolver uma ideia e apresentá-la em elevator pitch a um painel de investigadores.

O projecto vencedor é um ''Biossensor para a monitorização da pré-eclampsia'', uma condição que pode afectar qualquer grávida e, caso não sejam tomadas as devidas precauções, pode evoluir para eclampsia, que para além de poder provocar convulsões e coma, pode também resultar na morte tanto da grávida, como do seu bebé.

A equipa vencedora é constituída pelos estudantes Cátia Figueiredo (Engenharia de Micro e Nanotecnologias) , Inês Rosete (Quimica e Bioorgânica), José Miguel Cunha (Engenharia de Micro e Nanotecnologias), Vânia Silva (Biotecnologia), Vasco Santos (Engenharia de Micro Micro e Nanotecnologias).

‘’Foi uma experiência que nos forneceu uma visão expandida de empreendedorismo, principalmente ao nível financeiro, uma das componentes raramente explorada no âmbito académico’’.

Empreendedorismo Elevator Pitch, sessão de abertura

Entrega do primeiro prémio ‘’Preeclampsia Handy Control’’