SyncFree STREP visa disponibilidade na Internet

17-06-2013

O objetivo do SyncFree ao explorar o recente conceito de “Conflict-free Replicated Data Types” (CRDTs),é o de capacitar as aplicações de distribuição em larga-escala sem que estas requeiram sincronização global. As CRDTs permitem atualizações concorrentes não sincronizadas, mas que garantem a consistência dos dados. O projeto SyncFree irá desenvolver tanto a compreensão teórica como prática da programação em larga-escala e da sincronização livre baseada em CRDTs. O projeto resultará em novas aplicações industriais, novas arquiteturas de aplicações, na avaliação em larga-escala de modelos de programação e de algoritmos para aplicações em larga-escala e na compreensão científica avançada. A equipa CITI@DI , liderada por  PI Nuno Preguiça (Computer Systems), envolve igualmente investigadores do CITI, Carla Ferreira (Software Systems), e Rodrigo Rodrigues, Sérgio Duarte e João Lourenço (Computer Systems) e os seus estudantes. O coordenador do projeto é Marc Shapiro (INRIA). Os parceiros deste projeto são: INRIA (coordenador), Basho, Trifork, Rovio Entertainment Ltd, FCT/Universidade Nova de Lisboa, Université Catholique de Louvain, Koc University e a Technische Universitaet Kaiserlautern.