Prémio atribuído a aluno do DI

28-09-2009

Foi atribuido a Filipe Miltão, aluno do Departamento de Informática, o Prémio BES para o melhor artigo escrito por um estudante e submetido ao INFORUM 2009, Simpósio Nacional de Informática.

O trabalho premiado, intitulado "An Exception-Aware Type System for Object-Oriented Programs" introduz novas técnicas de análise de programas, que permitem avisar os programadores quando uma aplicação informática recém desenvolvida possa tentar fazer certas operações ilegais, mesmo antes de ser instalada em funcionamento. A verificação do software é realizada automaticamente, sem intervenção humana, e permite detectar possíveis "crashes" e outras disfunções no software, permitindo a correcção antecipada de erros de programação. O trabalho foi elaborado no contexto de uma dissertação de Mestrado em Engenharia Informática da FCT UNL, e desenvolvido no Departamento de Informática e Centro de Informática e Tecnologias da Informação da FCT UNL, sob a orientação de Luís Caires.

Filipe Militão é actualmente aluno do primeiro ano do Dual Degree PhD Program in Computer Science Carnegie-Mellon / Portugal (FCTUNL & CSDCMU).