Se estás a pensar vir para Roma passar um semestre inesquecível, então tens o meu apoio total, mas há algumas coisas que eu gostava que me tivessem dito antes e que vou partilhar convosco.
Antes de mais, arranjar casa aqui é IMPOSSÍVEL e caríssimo estive à procura desde março e só em agosto é que me aceitaram e estou a viver a 1 hora do centro e da faculdade e a pagar 700€…claro que há mais barato e agora já sei como é que me aceitariam noutras casas. Mandem mensagens em italiano e não mencionem que são alunos de Erasmus, muitos sites pedem Cartão de Cidadão, mas pode ser que não vos recusem logo que vejam a mensagem em inglês (são muito poucos os italianos que falam inglês).
Diria que os preços elevados e a barreira linguística, que também é uma barreira baixinha visto que se falarem devagar até se percebe bastante bem italiano, foram as dificuldades iniciais.
Roma é uma cidade enorme com imensa gente! E com isso vêm algumas desvantagens como tornar-se difícil manter um determinado grupo de amigos porque este vai estar sempre a mudar, pois em cada evento saem e entram pessoas novas. Por isso por um lado é ótimo porque tira-te mesmo da zona de conforto e obriga-te a adaptares-te a toda a hora, mas por outro pode ser um pouco overwhelming. No entanto, uma coisa é certa nesta cidade há sempre atividades, eventos, festas, convívios, sítios para visitar (acreditem não acabam) e muita vida! E no fundo é mesmo para isso que o Erasmus serve, para nos aventurarmos em situações desafiantes e inesquecíveis, das quais vão ter muito orgulho por ter superado e memórias que vão guardar com muito carinho!
Cláudia Estudante
Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial | 2023/2024