Durante o primeiro semestre deste ano fiz Erasmus na Faculdade de Biologia da Universidade de Barcelona. Barcelona, uma cidade em que cada esquina é um deslumbre arquitetónico, não foi apenas palco da minha experiência de Erasmus, tornou-se o capítulo mais transformador do meu percurso académico. Entre tapas e paellas, Gaudí e Picasso, descobri em cada desafio uma oportunidade, em cada rua uma nova aprendizagem, aos poucos e poucos, a verdadeira riqueza desta jornada inesquecível.
No limiar da decisão de me candidatar à mobilidade Erasmus, um turbilhão de dúvidas pairava na minha mente. Nunca ter sido estudante deslocada, a adaptação a uma cultura desconhecida, a barreira do idioma e a incerteza académica eram algumas das minhas preocupações. No entanto, o desafiar-me a sair da minha zona de conforto, a promessa de experiências enriquecedoras e a oportunidade de fazer parte de uma comunidade global acabaram por se tornar irresistíveis.
O Erasmus proporcionou-me uma imersão profunda na cultura catalã, desde festivais locais, tradições e eventos culturais, enriqueceu a minha comunicação e as minhas habilidades interpessoais e acima de tudo ampliou a minha perspetiva e compreensão do mundo. O contacto com pessoas de sítios diferentes, a partilha de hábitos e costumes foram uma oportunidade única para expandir os horizontes e quebrar a rotina. Tal como o começo de todos os desafios, a adaptação a um novo sistema educacional, a realidade de ter independência total, o ter a casa limpa, o ir às compras, o cozinhar e o conciliar com o estudo, com o viajar e com a vida social foram alguns dos obstáculos que mais contribuíram para o meu crescimento pessoal e para o desenvolvimento da minha capacidade de resiliência.
Sobre alguns dos desafios pré-mobilidade, é importante salientar que encontrar casa a um preço acessível não é tarefa fácil e por isso, aconselho a que seja feito com bastante antecedência.
Barcelona foi um laboratório de autodescoberta e despeço-me com uma mala repleta de memórias e com a certeza de que para mim, esta cidade é muito mais do que um lugar no mapa, é uma das páginas mais coloridas e marcantes do meu livro. Recomendo a todos esta experiência, a escreverem também este bonito capítulo, a viverem a vossa experiência Erasmus!
Beatriz Amantes
Licenciatura em Biologia Celular e Molecular | 2023/2024