Internacional

Internacional

Testemunho Erasmus Áustria, Viena

 

Chamo-me Rafael Carvalho do curso Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica e fiz o meu Erasmus na Universidade Técnica de Viena, Áustria.

Foi uma experiência para me conhecer a mim mesmo incrível... Fiz amigos de todo o mundo e graças a isto, meses após voltar para Portugal, fiz umas férias em Atenas e pelas ilhas gregas com esses amigos :)

Eu gostei tanto que assim que voltei comecei a procurar forma de fazer o próximo, e vou em breve fazer a minha tese na Alemanha!

Mas nem tudo foram rosas. No meu primeiro convívio internacional estava tão nervoso que estive 30 minutos a andar à volta do edifício. Não te preocupes, tu e todos os outros estão a partilhar a mesma experiência longe de casa, o que torna bastante fácil fazer amigos! Recomendo a irem aos eventos do ESN: organizaram atividades desde "Wine & Hike " ou um fim-de-semana a Praga, República Checa. Posso-vos dizer que fiquei viciado em viajar ahah!

Melhorei as minhas capacidades linguísticas, vi estilos diferentes de ensino ou como batem na secretária no final das aulas em sinal de respeito ao professor.

Espero que o meu testemunho vos ajude.

Rafael Carvalho

Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica | 2022/2023

 

 

Fiz Erasmus em Viena, Áustria, um país pequeno, mas cheio de cultura e paisagens de cortar a respiração!

Foi uma experiência inesquecível que me fez crescer e abrir horizontes. Conheci pessoas de vários países que se tornaram grandes amigos e juntos criamos momentos que vão ficar sempre recordados.

Descobri vários factos interessantes sobre outros países como: Alemanha, Itália, Áustria, Espanha e França. Sabiam que Portugal é dos únicos países da Europa onde os filmes não são dobrados?

Foi também importante para aprender outras perspetivas em relação à minha área que é ambiente e foi interessante ter que me adaptar a um método de ensino diferente onde as notas dos exames são de 1 a 5 onde 1 é o melhor resultado possível! É de não esquecer, que no fim das aulas todos batiam na mesa para agradecer pela aula e como sinal de respeito ao professor.

Fazer Erasmus vale a pena, porque nos faz sair da bolha de Portugal e perceber que somos capazes de coisas que não sabíamos ser, até sobreviver a temperaturas de -5 graus!

Raquel Nascimento

Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente | 2023/2024