Os estudantes são responsáveis por encontrar o seu local de estágio e iniciar os primeiros contactos com entidades do seu interesse e de acordo com o trabalho que pretendem desenvolver.
Todos os estados-membros da União Europeia, os países em fase de adesão, países candidatos e potenciais candidatos à adesão (Macedónia do Norte, Turquia e Sérvia), os países da EFTA-EEE (Islândia, Liechtenstein e Noruega) e países parceiros que incluem o Reino Unido, Suíça, Ilhas Faroé, Andorra, Mónaco, San Marino e Estado do Vaticano.
Estes estágios podem decorrer numa empresa ou numa Instituição de Ensino Superior, sendo que nesta última o estudante não vai realizar um período de estudos, vai adquirir uma experiência de trabalho.
Qualquer organização, pública ou privada, ativa no mercado de trabalho ou nos domínios da educação, da formação e da juventude, por exemplo:
Não são elegíveis como entidades de acolhimento: instituições da UE ou outros organismos da UE, incluindo agências especializadas (é possível consultar a lista completa destes organismos no sítio Web https://european-union.europa.eu/institutions-law-budget/institutions-and-bodies/institutions-and-bodies-profiles_pt ; organizações responsáveis pela gestão de programas da UE, como as Agências Nacionais Erasmus+ (para evitar possíveis conflitos de interesses e/ou duplo financiamento).
Pode contactar:
Também podem consultar alguns sites de procura de estágios. Algumas sugestões para procura de entidades de acolhimento ou estágios: