A Pós-Graduação em Competências Digitais na Saúde oferece uma variedade de aptidões através da interseção da área tecnológica e da área da saúde, capacitando para a liderança e inovação, através de uma combinação de conhecimentos de engenharia, ciências da saúde e tecnologia da informação, essenciais para enfrentar os desafios do setor no contexto digital.
Com uma forte vertente multidisciplinar, desenvolvida e lecionada em associação entre a Faculdade de Ciências e Tecnologia - NOVA FCT, Faculdade de Medicina e a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa, esta Pós-Graduação reúne Competências Digitais Avançadas, como Inteligência Artificial, Cibersegurança, Robótica e Internet das Coisas (IoT), Gestão de Informação e Análise de Dados, Segurança e Privacidade dos Dados, Inovação e Empreendedorismo e Ética e Responsabilidade Social, em sinergia com as necessárias valências na Saúde.
Adicionalmente, a Pós-Gradução em Competências Digitais na Saúde proporciona ainda aos alunos competências específicas na área da saúde, tais como: Conhecimento Clínico, Literacia em Saúde, Integração de Tecnologia na Prática Clínica e Telemedicina e Cuidados à Distância.
Esta pós-graduação está enquadrada no programa Europeu Digital Skills DS4Health e desenvolve-se em colaboração com as Universidades: UniKlink RWTH Aachen (Alemanha), ENSAE Institut Polytechnique de Paris (França), Medical University of Viena (Austria), University of Ionina (Grécia), University of Tel Aviv (Israel), Politehnica University of Bucharest (Roménia), pelo que os alunos têm a oportunidade de usufruir de mobilidade com estas Universidades e com os parceiros industrias e tecnológicos, tais como a BAYER, ITTM (Information Technology for Translational Medicine), JSI (Josef Stefan Institute) e CLINOMIC.
Candidaturas 2024/25
1.ª Fase: 3 JUN. a 17 de JUL. de 2024
Vagas: 25
Duração: 4 semestres
Formato: Presencial, Diurno
Idioma: Inglês
Coordenador do curso: Professor Ricardo Jardim Gonçalves, rlg@fct.unl.pt
Divisão académica: mestrados@fct.unl.pt
Os alunos formados nesta Pós-Graduação estarão preparados para atuar em diversas áreas de expertise, tais como:
Essas são algumas das áreas onde os alunos da Pós-Graduação em Competências Digitais na Saúde podem encontrar oportunidades significativas e impactantes no mercado de trabalho internacional. O setor de saúde está cada vez mais dependente da tecnologia e da inovação digital, tornando essas competências muito procuradas e valorizadas no mercado de trabalho atual.
Valor da Propina - Estudantes nacionais: 1290 € / ano
Valor da Propina - Estudantes internacionais: 7000 € / ano
TAXA DE ACEITAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO:
Os candidatos aceites terão de pagar (no prazo máximo de 7 dias seguidos a partir da data de colocação) uma taxa no valor de 100 euros, não reembolsável, a deduzir, após a matrícula, no valor total da propina.
O não-pagamento dentro deste prazo implica a exclusão automática dos candidatos. Não são consideradas exceções nem pagamentos em atraso. Qualquer pagamento realizado fora de prazo não será restituído, mantendo-se os candidatos excluídos.
A Pós-Graduação em Competências Digitais na Saúde é coordenada pelo Departamento de Engenharia Eletrotécnica e Computadores (DEEC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCT), em associação com a Faculdade de Medicina da NOVA Medical School (NMS) e com a Escola Nacional de Saúde Publica (ENSP). O DEEC constitui uma unidade de ensino e investigação da NOVA FCT, vocacionada para o progresso, investigação, qualidade de ensino e prestação à comunidade de serviços especializados na área de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.