O Mestrado Integrado em Micro e Nano Tecnologias foi criado no ano lectivo de 2009/2010 tendo uma duração de 5 anos e um número mínimo de créditos para a obtenção do grau de 300 ECTS.
O curso é reconhecido pela Ordem dos Engenheiros e pela FEANI (Federação Europeia de Associações Nacionais de Engenharia) para atribuição do título EUR ING (Engenheiro Europeu). Recebeu também recentemente a acreditação por parte A3ES com os seguintes comentários:
São objectivos do Mestrado Integrado em Engenharia de Micro e Nanotecnologias:
O Mestrado em Engenharia de Micro e Nanotecnologias proporciona uma formação adequada para o desempenho de actividades nos seguintes domínios:
Estudantes nacionais: 697 Euros/anual
Coordenador do curso:
Professor Hugo Brito Águas
A3ES - Data de publicação da decisão de acreditação: 09/06/2015
Validade da acreditação: 6 anos contados a partir de
DGES - Registo n.º R/A-EF 3117/2011/AL01 em 18/01/2016
O Departamento de Ciência dos Materiais (DCM) da NOVA FCT foi o primeiro a ser criado a nível nacional, em 1976, por iniciativa do seu primeiro presidente, o Prof. Leopoldo Guimarães. O objetivo inicial foi o de criar cursos de extensão universitária na área dos materiais conducentes à criação de uma licenciatura de raiz que abrangesse uma vasta gama de domínios científicos, nomeadamente a metalurgia, os materiais semicondutores, os materiais poliméricos e mesomorfos, os materiais cerâmicos e vidros, a cristaloquímica e o controle de qualidade.
Desde então o Departamento de Ciência dos Materiais tem crescido e diversificado as suas atividades, devido essencialmente ao esforço do seu corpo docente e técnico, consubstanciado num vasto número de projetos (académicos e industriais) financiados por entidades nacionais, europeias e internacionais. Tal permitiu a sua moderna adequação às novas tecnologias, dispondo para tal de infraestruturas laboratoriais únicas em Portugal, de ensino e de investigação, reconhecidas internacionalmente e que têm permitido formar Engenheiros de Materiais de elevada qualidade científica e técnica, capazes de responderem às solicitações da sociedade atual.