A equipa que criou a Rosa Curiosa numa das muitas apresentações da peça.
A Rosa Curiosa é mais do que uma peça de teatro. É o resultado de um projeto de investigação que foi desconstruído para chegar a um público mais jovem.
A peça parte do projeto PURE, um consórcio liderado por Cecília Roque, professora do Departamento de Química e investigadora da UCIBIO/i4HB, que em 2020 conquistou 3 milhões de euros para desenvolver novos métodos sustentáveis de produção de biofármacos.
A professora e investigadora já tinha uma relação com o teatro e quis conjugar esta arte com a sua paixão pela investigação. Com o apoio dos parceiros do projeto e em parceria com a companhia de teatro Cativar, foi escrita “A Rosa Curiosa”, uma peça infantil que está a levar a investigação da NOVA FCT até ao público infantil. Até ao momento, 1300 crianças entre os 6 e os 12 anos já tiveram a oportunidade de assistir à peça e ficar curiosos, em particular, com a nossa ciência. A peça foi também traduzida para inglês e alemão, para que possa ser divulgada na Alemanha e Áustria pelos parceiros internacionais do projeto através de uma filmagem profissional legendada.
As aventuras da Rosa não vão acabar por aqui. A equipa do Laboratório de Engenharia Biomolecular da Unidade de Investigação UCIBIO já está a trabalhar na continuação das aventuras científicas da personagem, com base noutro projeto, que desta vez conquistou financiamento nacional.
Novembro 2024