A NOVA FCT e a Câmara Municipal de Almada têm trabalhado juntas para criar um município vibrante e sustentável, atendendo às necessidades da comunidade. A Faculdade tem sido uma parceira essencial em questões de sustentabilidade, contribuindo, entre outros, para projetos como o Agroparque e a revisão do Plano Diretor Municipal. Diogo Pereira, Chefe do Gabinete da Presidência da Câmara de Almada, partilhou a sua visão sobre estas colaborações.
A NOVA FCT e a CMA têm sido parceiras de longa data, como é que vê esta relação?
As parcerias com a Academia significam inovação e conhecimento especializado para as Autarquias, por isso são bem acolhidas. Mais ainda quando falamos em Territórios Inteligentes.
O Município de Almada tem privilegiado a parceria com as instituições de ensino superior, sobretudo com aquelas que se encontram no seu território. Acontece com a Egas Moniz, com o Instituto Piaget, e sobretudo com a NOVA FCT. Estas parcerias são determinantes para os projetos estruturais, desenvolvidos no nosso território e pelo nosso Município. Recentemente, por exemplo, trabalhamos em conjunto com a NOVA em projetos como o Agroparque, como a revisão do Plano Diretor Municipal, nos vários encontros promovidos no âmbito do urbanismo ou até em pós-graduações realizadas neste domínio. O futuro também será auspicioso com estas parcerias. São exemplo o estudo de ordenamento do litoral atlântico e o Innovation District.
A CMA anunciou em 2023 o plano estratégico “Almada Território Inteligente”, que prevê a criação do Lab ODS? Em que ponto se encontra este Lab?
O LAB é um projeto em constante construção e não se materializa em apenas uma ou outra ação. Acaba por ser também o culminar de parcerias, que envolvem a Academia e outras entidades, numa perspetiva evolutiva e de melhoria contínua.
Sobre o LAB ODS, em concreto, apresento abaixo os trabalhos já desenvolvidos e em curso, que se sistematizam:
2020
2023
2024
Quais os principais objetivos deste laboratório?
Pretende-se que o LAB ODS ALMADA seja um espaço de inovação e colaboração entre parceiros/equipas. Ambiciona-se um ambiente de experimentação onde se possam desenvolver, testar e pôr em prática soluções inovadoras para enfrentar os desafios específicos relacionados com os ODS, e, portanto, que possam contribuir na localização, implementação e monitorização dos ODS.
A inovação e experimentação, no âmbito das parcerias e colaborações entre as várias equipas municipais, de investigação, sociedade civil e setor privado, terá o seu foco na pesquisa de soluções, a análise e definição de indicadores, a capacitação e educação das partes envolvidas, culminando com a implementação de projetos locais. Pretende-se uma contínua monitorização e avaliação através dos dados recolhidos, com produção de relatórios regulares sobre os avanços em direção aos ODS que possam fornecer feedback contínuo para melhorar as estratégias e práticas.
Entre os parceiros deste laboratório, conta-se a NOVA FCT. Como é que vê o papel da nossa Escola neste laboratório?
Seguramente contamos com a parceria da NOVA FCT. Tal como foi referido anteriormente, a NOVA FCT tem e terá um papel determinante na concretização dos projetos e ações desenvolvidas neste e em outros domínios, através da partilha de práticas, do conhecimento científico e da introdução de soluções inovadoras na prossecução dos ODS.
A NOVA FCT também participa no projeto ODSlocal, um trabalho de investigação que lançou recentemente o relatório "Iniciativas em prol dos ODS em Portugal", que reúne uma análise das mais cerca de 2.000 Boas Práticas municipais e de 1.000 Projetos locais que mapearam. Que boas práticas podem ser identificadas no Município de Almada?
Como boas práticas de Almada, destacamos:
ALMADA TERRITÓRIO INTELIGENTE
Plataforma web que visa informar o cidadão sobre o plano de ação estratégico para Almada como território inteligente, apresentando os projetos em curso e os projetos planeados.
OTA
Plataforma web de suporte ao Observatório do Território de Almada (OTA), garante uma eficiente integração intramunicipal dos serviços envolvidos na produção de informação e monitorização de indicadores que traduzem a caracterização e acompanhamento da dinâmica das transformações do território.
REOTI
Plataforma web que permite o acompanhamento e avaliação regular da execução dos programas e planos territoriais, servindo de suporte à elaboração do REOT, através da disponibilização de indicadores
CENTRO DE RESPOSTAS DE SAÚDE E SOCIAIS
Permite melhorar o acesso à saúde das populações mais vulneráveis às infeções por VIH, hepatites virais e outras IST.
ALMADA CIDADE SUSTENTÁVEL
Viabiliza a disponibilização e monitorização de indicadores formulados de acordo com a Norma internacional ISO 37120:2017 para o Desenvolvimento Sustentável de Comunidades.
LABORATÓRIO PARA OS ODS
Permite verificar as prioridades e aspirações globais em áreas que afetam a qualidade de vida de todos os cidadãos do mundo definidas pelos ODS. Será um espaço para partilha de conhecimento, experiencias e para implementar soluções inovadoras, mas que vão de encontro com o espirito dos ODS.
LINHA ALMADA PRÓXIMA
Visa orientar e encaminhar as pessoas em situação de vulnerabilidade e desproteção social e que necessitem de uma intervenção social imediata e urgente, com base no princípio da confidencialidade e autodeterminação da pessoa. Pretende-se oferecer uma resposta próxima à necessidade, independentemente da classe (e.g. a crise da classe média-alta que colocou famílias em situação de vulnerabilidade, sem emprego e que não conseguem suportar a renda da habitação).
Julho 2024