A ACR – Austrian Cooperative Research é uma rede de institutos de investigação privados que oferecem I&D aplicada às empresas e estiveram recentemente na NOVA FCT. Os representantes da ACR tiveram a oportunidade de conhecer alguns dos 16 centros de investigação e a incubadora de spin-offs Madan Parque. João Gomes, Director of Business Development, deu o seu parecer sobre a experiência e o futuro da relação da Faculdade com esta entidade.
Considerando o evento realizado com a ACR no nosso Campus, como descreve a experiência?
A NOVA FCT proporcionou no seu Campus a viabilização e a concretização dos principais objetivos que a comitiva ACR -Austrian Cooperative Research tinha ao escolher Portugal, especificamente Lisboa, como destino para a sua viagem de estudo anual.
O facto de a Direção da NOVA FCT ter percebido de imediato a importância da visita para a ACR e interpretado bem os seus objetivos, permitiu que o lado austríaco pudesse ter considerado que esta viagem a Portugal terá sido a que melhor atingiu os objetivos propostos, bem como criado maior interesse entre as partes em melhor se conhecer e cooperar. Os contactos posteriores à visita, entre as partes, dão boa nota disso.
A disponilização do Campus para o evento, com os meios perfeitamente adaptados ao pretendido (desde o auditório, às salas de coffee-break e almoço), associados à bela arquitetura do edifício da Biblioteca e do espaço envolvente, tornaram a experiência inesquecível para o lado austríaco.
No entanto, o Campus não proporciona apenas boas condições logísticas. De maior importância são as suas valências técnicas, as competências dos seus laboratórios, COLABs e Unidades de Investigação, que foram o foco da visita da ACR. Estas proporcionaram o interesse direto dos centros de investigação austríacos em conhecer a realidade portuguesa e procurar futuras colaborações.
Se tivesse que destacar, quais as principais vantagens da realização de um evento desta natureza no Campus da NOVA FCT?
A principal vantagem será a de poder combinar num espaço as três valências atrás referidas: uma Direção disponível, aberta ao mercado e internacionalização, um Campus com as todas as condições necessárias para o fazer e o conhecimento na área técnica e cientifica que era procurado.
Como descreve o apoio prestado pela NOVA FCT na realização do evento em concreto?
A disponibilidade e apoio que foram prestados por toda a equipa da NOVA FCT foram indispensáveis para o sucesso da visita. Mesmo em situações que não seriam da competência direta da NOVA FCT, a sua cooperação permitiu que o evento pudesse decorrer sem percalços, sabendo nós que teríamos todo o apoio necessário, em caso de necessidade. Este conforto permitiu que nos concentrássemos no conteúdo do evento, aligeirando grandemente as questões logísticas.
Por último, depois desta experiência, como vê a colaboração entre a academia e a indústria em Portugal?
Pelo que nos foi dado a conhecer aquando da visita ao Campus, pensamos que a indústria e academia terão muito a ganhar estando de mãos dadas, sendo que não temos dúvidas em reconhecer que a NOVA FCT será (e já é) um parceiro de referência nacional (e internacional) nesta matéria.
Maio 2024