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Teses que inspiram mudança: A pobreza energética entre estudantes universitários

 

Carolina Castro já é Mestre em Engenharia do Ambiente pela NOVA FCT. Escolheu a nossa Escola pela forte componente prática no ensino e por ser "uma excelente Faculdade, em especial, para estudar o meu curso: Engenharia do Ambiente", afirmou.

É com a tese que desenvolveu na NOVA FCT que inauguramos o espaço dedicado ao trabalho dos nossos estudantes, onde mensalmente queremos destacar teses inspiradoras nascidas no campus de Caparica.

Carolina Castro partilhou connosco o trabalho que escreveu sobre Pobreza Energética, dando luz ao impacto que este tema tem entre estudantes universitários. A tese de mestrado, intitulada "Energy poverty among higher education students from Montevideo, Padua, and Portugal: a comparison between local and displaced students” valeu-lhe 19 valores e demonstrou a vulnaberilidade deste grupo da população, indicando soluções para mitigar estes efeitos. 

 

 

 

Aqui fica a sua descrição do trabalho:

"A minha investigação sobre Pobreza Energética (PE) entre estudantes do ensino superior em Montevideu (Uruguai), Pádua (Itália) e Portugal oferece uma análise abrangente da PE, considerando vários factores que influenciam a sua prevalência e impacto nos estudantes em diferentes regiões e épocas.

Ao concentrar-se especificamente nos estudantes do Ensino Superior, a investigação visa um grupo frequentemente ignorado no estudo da PE. Este foco permite uma exploração mais profunda dos desafios únicos enfrentados pelos estudantes, particularmente no que diz respeito aos seus desafios com o pagamento de faturas de energia, a posse de equipamento de aquecimento e arrefecimento e as condições do edifício em que vivem.

A dissertação inclui dois estudos baseados num inquérito a estudantes do ensino superior e nas suas respostas aos questionários utilizados, que cobriam vários aspetos relacionados com o PE. O primeiro examinou as percepções de PE entre estudantes universitários em Montevideu, Lisboa e Pádua, considerando tanto estudantes locais como estudantes de intercâmbio; enquanto o segundo se centrou em estudantes do Ensino Superior locais e deslocados em Portugal continental, explorando a sua vulnerabilidade à PE em quatro das suas regiões.

Ambos os estudos revelaram como a diversidade de origens, as condições de habitação e as disparidades regionais podem influenciar as perceções, as experiências e a vulnerabilidade dos estudantes do Ensino Superior à PE.

A primeira investigação associou a vulnerabilidade à PE a problemas de habitação, particularmente evidentes durante o inverno em Lisboa e Montevideu, em contraste com as condições de habitação mais satisfatórias em Pádua. De acordo com as conclusões dos dois estudos, há uma necessidade urgente de abordar a PE com a população estudantil do Ensino Superior português.

Além disso, a segunda investigação revelou os desafios substanciais enfrentados por esta população, especialmente pelos estudantes deslocados e os da região do Alentejo, que enfrentaram condições de construção mais antigas e mais problemas de condições de construção.

Com base nas conclusões da dissertação, são apresentadas recomendações práticas para abordar eficazmente a PE entre os estudantes do Ensino Superior. Estas recomendações enfatizam a necessidade de intervenções direcionadas, alocação de recursos e esforços de sensibilização para melhorar os padrões de vida dos estudantes e mitigar o impacto da PE nos seus percursos educativos."

Pode ler a tese completa aqui.

Partilha também a tua tese connosco, enviando um email para comunicacao@fct.unl.pt, com um sumário breve (2500 caracteres), onde descreves os pontos fortes do teu trabalho, acrescenta o teu email, número de aluno e a tua classificação.

Março 2024