Notícias

Notícias

Editorial|Julho 2024

Por Eurico Cabrita, 

Subdiretor para a Inovação e Investigação

No âmbito do projeto CÍVICO e GLOBAL da Universidade NOVA de Lisboa, aprovado como resultado da candidatura à Componente 6 (C6), “Qualificações e Competências”, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para 2021 – 2026, em estreita cooperação com um conjunto de parceiros relevantes, pretende-se preparar estudantes jovens e adultos, que já fazem parte ou que, em breve, se juntarão à população ativa, nacional e internacional, para contribuírem para a formulação de soluções para três dos principais desafios enfrentados pelas sociedades ocidentais modernas:

  • Alterações climáticas e degradação ambiental;
  • Sustentabilidade dos sistemas de saúde no contexto do envelhecimento populacional;
  • Exclusão social.

Esta é considerada a melhor forma de responder à preocupação transversal do PRR com a empregabilidade sustentável num mundo em rápida evolução.  Neste contexto, o projeto da NOVA consiste em dois eixos de atuação transversais à Universidade:

1 - Aprendizagem Transformativa para Profissionais à Prova do Futuro, composto por 3 iniciativas:
     I. NOVA Health Academy;
     II. Skills for the Digital and Ecological Transitions;
     III. Arts & Tech for Social Innovation.

2 - Transformação Organizacional para o Sucesso Académico e Empregabilidade, visando a execução e implementação transversal na Universidade de estratégias e sistemas de criação de emprego centrados no aluno/participante, promovendo a inclusão.

Neste projeto a NOVA FCT recebeu um investimento total de 3,71 milhões de euros para apoiar a implementação de uma série de iniciativas de formação «Impulso Jovens CTEAM» e «Incentivo Adultos» no âmbito do programa “Skills for the Digital and Ecological Transitions” e para a Transformação organizacional para o sucesso académico e empregabilidade. Este investimento tem-se vindo a materializar na beneficiação da infraestrutura da Faculdade, na aquisição de equipamentos, na contratação de recursos humanos, para suportar o lançamento de uma série de novas formações ao nível de licenciatura, mestrado e de microcredenciação. O objetivo é, até 2026, apoiar a formação adicional de 350 jovens CTEAM, 1720 adultos e apoiar diretamente mais de 600 estudantes no seu percurso para o sucesso académico e empregabilidade.

No passado dia 17 de junho de 2024, a NOVA recebeu a comissão de acompanhamento da Direção-Geral de Ensino Superior para uma ação de monitorização da execução do programa. A NOVA FCT foi a unidade orgânica escolhida para receber a visita presencial da comissão e ilustrar in loco o nível de execução do programa. Na NOVA FCT, a comissão visitou vários dos espaços intervencionados (edíficios, laboratórios e salas de aula), verificou alguns dos equipamentos adquiridos para apoiar as ações de formação e reuniu com parceiros de formação. A conclusão foi a de que a NOVA FCT tem sido um exemplo notável de implementação desses programas, investindo em diversas áreas da Faculdade que proporcionam uma experiência de formação superior para os alunos.

Exemplos de Investimentos:

  • EDIFÍCIO VIII: Reabilitação da cobertura e fachadas: Impermeabilização da cobertura e isolamento térmico das fachadas e novos envidraçados.
  • FECHO DO ANEL DE MÉDIA TENSÃO: Ligação em média tensão dos edifícios VII e XIX da NOVA FCT para eliminação de falhas de energia resultantes de avaria na rede.
  • BIBLIOTECA: Recuperação e reconversão do sistema de climatização.
  • Remodelação de laboratórios de ensino e compra de equipamentos para apoio à formação em vários departamentos (DCEA, DCT, DCV, DEC, DEMI, DQ, DF, DCR, DM).
  • Remodelação e compra de equipamentos para salas de aula e auditórios:

-AUDITÓRIO SAMSUNG (ANFITEATRO MANUEL LARANJEIRA): TV de 98”, Quadro Interativo, Sistema de Som e Sistema de Videoconferência.
-Sala Ágora: Mesa mistura 16 canais, Colunas, Microfone de mão Wireless Banda A, Microfone de lapela Banda A e Rack.
-SALAS DE AULA: Projetores Full HD com Telas (e.g. Sala 101, 108 DCV, Sala de Atos.
-Auditórios: Sistema de Som e Sistema de Videoconferência (e.g. Auditórios Vll, Auditórios IV, Auditório 201 a 204 IV.
-Laboratórios: e.g. Lab. 2.2, 2.5 e 2.6 DM, Lab. 3.1, 4.05, 4.08 e 4.09 DEMI, 2.2, 115, 3.3, 3.1, 2.1, 4.1, 204, 4.3, 114, 129, 3.2 e 4.2 do Departamental, 209 DF, 110, 115, 120 e 122 do DI, 2.23, 2.24, 2.25 e 3.19 do DEC.

Em termos de execução do projeto, a NOVA FCT já alcançou cerca de 60% da sua execução financeira. Simultaneamete a todos estes investimentos, temos vindo a trabalhar para alcançar as metas de formação de Jovens e Adultos, em colaboração com os vários Departamentos da NOVA FCT e a Escola de Executivos. Neste momento, o principal desafio para o sucesso do projeto é a formação de adultos em microcredenciações. Com uma meta de cerca de 900 microcredenciações até ao final de 2026. A colaboração dos vários Departamentos tem sido fundamental para criar uma oferta diversa, em várias áreas científicas, que nos permitirá cumprir com sucesso os objetivos deste projeto transformador da NOVA FCT.

Julho 2024