Notícias

Notícias

Editorial |Maio 2024

Por José Paulo Santos, 

Subdiretor para o Conselho Científico

Assim como as raízes ancoram uma árvore, fornecendo-lhe recursos essenciais e estabilidade para resistir às tempestades, também os valores, a cultura e os princípios fundamentais sustentam as instituições. Nessa analogia, os órgãos de governação de uma instituição são como a seiva que alimenta as folhas frondosas. No caso das Universidades, o Conselho Científico destaca-se como um dos órgãos mais importantes, constituindo a base do património científico e da vida académica.

A intensa atividade do Conselho Científico cessante reflete a efervescência da nossa Faculdade. Desde a sua tomada de posse, em abril de 2020, foram realizadas 35 reuniões, 23 das quais sob a atual direção. Este ritmo intenso de trabalho é manifestação do compromisso em garantir que as decisões sejam discutidas e bem fundamentadas. Dando cumprimento ao princípio da transparência, as atas dessas reuniões, aprovadas em média dez dias após a sua realização, estão disponíveis na página do Conselho Científico, juntamente com a ordem de trabalhos de cada reunião, que é disponibilizada após a sua comunicação aos conselheiros.

Entre os diversos documentos discutidos, destacam-se dois de entre os mais recentemente aprovados. O novo Regulamento Geral dos Ciclos de Estudos Conducentes ao Grau de Mestre da NOVA FCT adaptou o regulamento de 2011 à nova realidade, incorporando as alterações legislativas produzidas desde então, refletindo a capacidade de adaptação e inovação da nossa instituição. Por outro lado, o Regulamento de Avaliação da Atividade Desenvolvida durante o Período Experimental para Efeitos da Manutenção da Contratação por Tempo Indeterminado dos Professores da NOVA FCT estabelece, pela primeira vez, uma metodologia a ser seguida pelo Conselho Científico. Este regulamento, fruto de profunda reflexão e discussão entre os membros do Conselho, é crucial para a avaliação estruturante do corpo docente da Faculdade, garantindo que os padrões de excelência sejam mantidos e aprimorados.

No dia 14 de maio, realizaram-se as eleições para designar 19 representantes dos docentes e investigadores para o novo Conselho Científico. Pela primeira vez, três listas concorreram, refletindo a dinâmica e a diversidade de pensamento da nossa Faculdade. Em 15 de maio, na reunião do Conselho de Unidades de Investigação e Desenvolvimento (CUID), foram eleitos os cinco representantes das Unidades de Investigação e Desenvolvimento para o Conselho Científico.

No próximo dia 5 de junho, os membros do novo Conselho Científico tomarão posse. Vários assuntos estruturantes estão em agenda, como o Regulamento Geral de Estágios em Colaboração com Entidades Externas à NOVA FCT, cuja discussão começou no Conselho anterior, a adaptação do Regulamento de Avaliação de Desempenho (RAD) para acomodar o novo Regulamento de Prestação de Serviço Docente, e a revisão do Regulamento Geral dos Ciclos de Estudos Conducentes ao Grau de Doutor da NOVA FCT.

A continuidade e a inovação são as chaves para enfrentar os desafios futuros, assegurando que a NOVA FCT continue a ser um farol de conhecimento e progresso. Que o novo Conselho Científico, ancorado nos sólidos valores e princípios que nos definem, conduza a nossa Faculdade a um futuro ainda mais brilhante e promissor.

Maio 2024