Notícias

Notícias

CONCILIA.NOVAFCT: O caminho para equilibrar a vida pessoal e profissional

por Mónica Neto, 

Diretora dos Recursos Humanos da NOVA FCT e líder do Projeto ConciliaNOVA.FCT

 

A NOVA FCT integra na sua missão, o compromisso com a sustentabilidade e com o desenvolvimento dos seus recursos humanos e a sua qualificação, reconhecendo como essencial, a promoção da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal de todos os seus trabalhadores.

O projeto CONCILIA.NOVAFCT resulta desta visão, da crença de que a promoção do bem-estar e da qualidade de vida de todos os trabalhadores deve ser uma constante. Muito embora já existissem diversas ações que se enquadram neste âmbito, era evidente a necessidade de as sistematizar, medir e melhorar. Tornou-se claro que optar por um sistema de gestão seria o caminho correto para coordenar e otimizar as ações desenvolvidas. A adoção da Norma NP 4552:2022, sistema de gestão da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal, permite à NOVA FCT o desenvolvimento e
implementação de políticas, práticas, objetivos, e ações coerentes em matéria de conciliação, condições para a certificação do Sistema de Gestão da Conciliação (SGC).

Após a nomeação de uma “Equipa da Conciliação” e da definição da Política da Conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar da NOVA FCT, foi necessário desenvolver o processo de planeamento, começando por determinar o contexto em que nos inserimos, identificar as partes interessadas e avaliar a sua significância e envolvimento no SGC. Nesta fase, foi fundamental auscultar as pessoas e conhecer as suas perceções acerca do tema da conciliação. Através da condução de um conjunto de focus groups, com representantes das diferentes carreiras e categorias profissionais existentes na Faculdade e, posteriormente, através de um conjunto de questionários de opinião, foi possível identificar e validar as preocupações existentes a nível da comunidade. Esta é uma etapa fundamental para a Gestão da Conciliação, uma vez que é com base nestes resultados que é possível ajustar ações que vão ao encontro das necessidades identificadas. É com esta informação que são criadas propostas, permitindo depois medir o seu impacto com vista à melhoria continua.

O processo de implementação de um SGC não é, de todo, estanque, implica uma monitoração permanente dos riscos e oportunidades existentes, assim como dos normativos legais aplicáveis. No âmbito deste sistema, o projeto CONCILIA.NOVAFCT pretende entregar um conjunto de medidas dirigidas às “nossas” pessoas, e que possam ir ao encontro das suas expectativas. Estas medidas constituem-se como um elemento decisivo, quer para a satisfação e motivação dos trabalhadores, melhoria da produtividade e aumento da capacidade de atração e retenção de talentos, quer como instrumento de influência positiva, no meio em que a NOVA FCT se insere.

De acordo com um estudo da empresa Randstad, em Portugal, 42% dos trabalhadores mudariam de emprego para garantir melhor conciliação entre a vida familiar e profissional. Os dados mostram que a preocupação com a conciliação deve fazer parte dos objetivos estratégicos de qualquer organização e, parece-me não existirem dúvidas, é uma situação de win-win! Para os trabalhadores, pode aumentar o nível de satisfação e felicidade com ambas as dimensões da sua vida e, consequentemente, melhorar o desempenho profissional e produtividade. As organizações vêem aumentar o comprometimento por parte dos colaboradores, contribuindo positivamente para a eficiência e missão da organização e fazendo aumentar o sentimento de pertença.

Cabe às lideranças impactar positivamente as suas organizações, e o compromisso com a implementação de um Sistema de Gestão da Conciliação é isso mesmo, promover o desenvolvimento de uma cultura organizacional conciliadora, destacando a importância das pessoas no ADN na NOVA FCT.