Notícias

Notícias

Estudante da NOVA FCT recebe Bolsa Marie-Curie para estudar a formação de elementos no universo

12-02-2025

Margarida Paulino, estudante do último ano do mestrado integrado em Engenharia Física da NOVA FCT, foi distinguida com a prestigiada bolsa Marie Skłodowska-Curie, atribuída pela Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA). Esta bolsa tem como objetivo incentivar a presença feminina na área nuclear, financiando propinas, custos de vida e proporcionando oportunidades de formação e estágios na AIEA.

Atualmente a desenvolver a sua tese no LIP (Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas), sob a orientação de João Cruz, professor da NOVA FCT, e Daniel Galaviz, do LIP, a estudante da NOVA FCT investiga um dos processos fundamentais da formação dos elementos químicos no universo.

"O meu estudo centra-se na medição da probabilidade de uma reação nuclear específica entre um protão e um isótopo do estanho (¹¹⁸Sn), que dá origem a um isótopo do antimónio (¹¹⁹Sb), libertando radiação gama. Dito de outra forma, esta reação faz parte de um mecanismo que ocorre no interior das estrelas e que ajuda a explicar a origem de certos elementos pesados. Ao determinar com precisão a chamada seção eficaz desta reação, os cientistas podem melhorar os modelos que descrevem a nucleossíntese estelar e a evolução química do cosmos", explica Margarida Paulino.

Este reconhecimento destaca não só o mérito académico e científico da estudante, mas também a importância da diversidade na ciência e na tecnologia nuclear.