20-01-2025
A NOVA FCT volta a colocar o Empreendedorismo no centro das atenções com um programa inovador que visa inspirar e preparar os estudantes de Mestrado para os desafios do futuro. Entre os dias 22 de janeiro e 21 de fevereiro, a 13.ª edição do Empreendedorismo, os alunos terão acesso a um programa dinâmico. A inciativa começa com três dias intensos, com cerca de 30 workshops e 70 palestras, incluindo duas novas iniciativas – as Inspirational Talks e o Mentorship Day. Estes eventos contam com a presença de especialistas de renome e oferecem atividades práticas que capacitam os participantes a enfrentar as exigências do mercado.
Entre os oradores das Inspirational Talks, destaque para Paulo Rosado (Founder & CEO, Outsytems), Diogo Mónica (Founder & CEO, Anchorage Digital), Paula Videira (Co-Founder, Cellmabs), Mike Sigal (Silicon Valley VC Investor rand Ex-500 Startups), António Câmara (Founder, YDREAMS), António Grilo (Presidente da Agência Nacional de Inovação), António Costa Silva (ex-Ministro da Economia e do Mar), Manuel Caldeira Cabral (ex-Ministro da Economia e membro da ASF – Insurance and Pension Funds Supervisory Authority), Manuel Nina (Co-Founder and CPO, Go Parity), António Coutinho (CEO da EDP Innovation), Júlia Seixas (Pró-Reitora da UNL), Paulo Trezentos (CEO & Co-founder, Aptoide), Teresa Fiuza (Executive Vice-President, Portugal Ventures), Joana Rafael (Co-founder, Sensei) ou António Dias Martins (docente da NOVA FCT e Diretor Executivo da Startup Portugal).
O programa abordará temas essenciais da agenda atual, como inteligência artificial, economia circular, fintech, saúde e sustentabilidade, e inovação social. Sanaz Nikghadam, da UNINOVA, e Alexandre Paiva, da NOVA FCT, irão explorar tópicos sobre inovação tecnológica. Teresa Sanches, do Município de Cascais, partilhará insights sobre inovação local, enquanto Carla Portela, da NOVA SBE, e Belma Rizvanovic, do Madan Parque, discutirão estratégias de financiamento e atração de investimento. António Dias Martins, da Startup Portugal, e Paulo Silva Curto, da ORIANTO, contribuirão com a sua vasta experiência no ecossistema empreendedor.
Através de uma abordagem prática, os estudantes de mestrado desenvolverão competências cruciais em ideação, prototipagem, modelos de negócio, projeções financeiras e elevator pitch, aplicando o conhecimento adquirido em projetos concretos. O objetivo é formar empreendedores capazes de transformar ideias inovadoras em projetos de impacto, ajudando a posicionar Portugal como um centro global de inovação.
Com um programa dinâmico e abrangente, esta iniciativa promete ser uma experiência transformadora para os futuros líderes empresariais, consolidando a conexão entre o mundo académico e o tecido empresarial. O Empreendedorismo na NOVA FCT, unidade curricular inserida no Perfil Curricular, continua a afirmar-se como um marco no ensino e na prática de inovação em Portugal, capacitando a próxima geração de empreendedores a criar um impacto global.
Programa completo aqui.
Na imprensa
Nova FCT arranca com programa de empreendedorismo universitário, Jornal Económico
Programa de Empreendedorismo Universitário da NOVA FCT junta mais de 850 alunos e 20 docentes já amanhã, Human Resources
Programa de empreendedorismo universitário da NOVA FCT pronto a arrancar, Sapo Tek
NOVA FCT promove maior programa de empreendedorismo universitário em Portugal, Revista O Empreendedor