05-11-2024
Dinis Branco Pratas assegura que a Matemática não é um bicho de sete cabeças como pode parecer à primeira vista. “É mais um quebra-cabeças, um puzzle e com trabalho pode ser divertida. Além disso, vivemos rodeados de matemática”, certifica. O estudante está entre os vencedores das Bolsas Gulbenkian Novos Talentos 2024, na área de Matemática.
O programa distingue estudantes universitários que evidenciam um elevado mérito académico e incentiva o desenvolvimento da sua cultura e aptidões, apoiando o aprofundar dos estudos junto de reconhecidos especialistas que exercem o papel de tutores.
Com origens em Castro Verde, Alentejo, Dinis Pratas chegou ao Campus de Caparica em 2023 para o seu primeiro ano na Licenciatura em Matemática. Foi a sua primeira escolha, afirma, porque considerou a NOVA FCT a melhor faculdade para alcançar os seus objetivos. “Vim por causa do ambiente que se vive no Campus. Um espaço calmo que potencia estudo”, acrescenta. Quando cá chegou, as expectativas foram cumpridas. “A relação com os professores e os colegas é muito próxima e tem sido um dos motores para aumentar a minha paixão pela Matemática”.
Agora, ao receber a Bolsa Gulbenkian Novos Talentos 2024, está ansioso por investi-la em livros e programas de formação em Matemática. O valor também será aplicado num projeto de investigação, ainda a ser definido. Para o estudante, todas as áreas da Matemática são boas, mas atualmente é a Análise Funcional e a Álgebra Abstrata que despertam o seu interesse. Para o futuro, ambiciona tornar-se professor universitário e investigador.