Estudante da NOVA FCT premiado na Alemanha

26-09-2024

André Seco, estudante de doutoramento no Programa Doutoral em Química da NOVA FCT e membro do Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV-REQUIMTE), recebeu o 2.º prémio pela melhor comunicação oral na 1st Training School of the LUCES COST Action: How to develop a sensor? Academic Approaches vs. Industrial Interests, que decorreu na Universidade de Kaiserslautern-Landau, na Alemanha, entre os dias 18 e 20 de setembro.

A apresentação premiada, intitulada "Pseudo-rotaxanos fluorescentes com vários macrociclos para aplicações sensoriais: Em busca de novos quimiosensores supramoleculares para ensaios por substituição de indicador", foca-se no desenvolvimento de dispositivos supramoleculares, isto é, compostos por várias moléculas que interagem entre si, para a deteção de diferentes analitos (substâncias a serem analisadas). Esta estrutura, da família dos rotaxanos (estruturas que se assemelham a rodas em torno de eixos), distingue-se pela presença de vários macrociclos, as “rodas”, ligados ao mesmo eixo, sendo que cada macrociclo tem uma afinidade diferente para cada analito. Essa diferença de afinidades permite obter respostas distintas, possibilitando a identificação e quantificação de substâncias de interesse para diagnósticos médicos ou sistemas de monitorização ambiental.

Este trabalho foi orientado pelos professores Nuno Basílio, António Jorge Parola e Fernando Pina (co-orientadores), todos investigadores do LAQV-REQUIMTE.