Notícias

Notícias

Laboratório de Eletrónica Flexível une China e Europa e Academia das Ciências Chinesa distingue Professores da NOVA FCT

11-07-2024

No dia 4 de julho, na cidade chinesa de Hefei, foi estabelecido um Memorando de Entendimento entre a NOVA FCT, os Institutos de Ciências Físicas de Hefei da Academia Chinesa de Ciências (HFIPS-CAS) e a Academia Europeia das Ciências (EURASC), lançando as bases para a criação de um laboratório colaborativo entre a China e a Europa, dedicado à área da eletrónica flexível.

José Júlio Alferes, diretor da NOVA FCT, Rodrigo Martins e Elvira Fortunato, professores e investigadores do Departamento de Ciência dos Materiais e coordenador e subcoordenadora do CENIMAT/i3N, respetivamente, estiveram presentes na cidade chinesa para dar seguimento a esta importante parceria.

Durante a cerimónia, Rodrigo Martins e Elvira Fortunato foram distinguidos pela Academia Chinesa de Ciências (CAS). Rodrigo Martins recebeu o título de Cientista Distinguido pelo PIFI (President International Fellow Initiative) da CAS, a maior distinção atribuída a membros estrangeiros da Academia. Desde sua criação em 2009, essa distinção foi concedida a apenas 5000 cientistas em todo o mundo, premiando aqueles reconhecidos internacionalmente por realizações notáveis na área da ciência e tecnologia. Elvira Fortunato foi nomeada Professora Honorária pelos Hefei Institutes of Physical Science (HFIPS-CAS), uma base de investigação integrativa dentro da CAS.