09-04-2024
A equipa “Resíduos na Linha” destacou-se como a grande vencedora do Demo Day do Programa Circular InNOVA(tion), realizado na Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa, a 26 de março. A equipa irá receber 5.000€ para impulsionar o seu projeto.
A “Resíduos na Linha”, composta pelos alunos da NOVA FCT Diogo Sequeira, Gonçalo Marujo, Pedro Copeto, Pedro Guerreiro e Tomás Silva, pretende transformar a gestão de resíduos através da integração de sensores de massa e volume com tecnologia RFID em contentores de reciclagem existentes. Através da recolha de dados individuais sobre reciclagem, pretende implementar um sistema de pagamento conforme a utilização, baseado nos níveis de produção de resíduos.
Além da equipa vencedora, António Pegado e João Amorim, também da NOVA FCT receberam uma menção honrosa com o a proposta “Smart Recycling”. Esta equipa pretende desenvolver um coletor de lixo avançado para separar os resíduos de forma automática. Durante o programa Circular InNOVA(tion), a Smart Reciclagem concentrou os seus esforços no desenvolvimento de uma solução educacional onde todos possam aprender a reciclar mais e melhor utilizando métodos de gamificação.
Outras menções honrosas foram entregues a Bin it to Win, uma plataforma que visa analisar o nível de reciclagem dos diferentes bairros para promover o envolvimento da comunidade, e a Trash4Goods, que apresentou um chatbot de IA inovador que visa solucionar questões e dúvidas sobre reciclagem.
O Programa Circular InNOVA(tion), lançado em novembro pela NOVA e pela Sociedade Ponto Verde (SPV) foi concebido para atrair estudantes com projetos inovadores para responder a desafios específicos colocados pela SPV, nomeadamente: Como conceber um sistema de pagamento justo ligado à produção de resíduos? Como estabelecer um sistema de gestão de resíduos sob demanda? Como incentivar a sociedade a reduzir os resíduos e, ao mesmo tempo, melhorar a separação dos resíduos?
Na primeira fase, as equipas passaram por um workshop de ideação e quatro equipas foram escolhidas para passar à fase seguinte.Na fase subsequente do programa, essas equipas participaram de workshops sobre temas especializados e receberam orientação personalizada para desenvolver os seus protótipos
As apresentações finais foram avaliadas por um painel de especialistas composto por Luísa Pinheiro, Diretora de Regulação e Compliance da Sociedade Ponto Verde, Paula Guedes, Investigadora da NOVA FCT, e Membro Integrado do CENSE, e Hélder Lopes, Diretor de Investigação e Inovação da NOVA.