Lourdes Afonso reeleita Presidente da Direção do Instituto dos Atuários Portugueses

14-03-2024

Lourdes Afonso

Lourdes Afonso, Professora e Investigadora do Departamento de Matemática da NOVA FCT, foi recentemente reeleita Presidente da Direção do Instituto dos Atuários Portugueses (IAP).

O IAP é uma associação profissional de natureza técnica e científica sem fins lucrativos, que tem por objetivo incentivar e proporcionar a investigação, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da Ciência e da Tecnologia na análise e tomada de decisões das instituições, relativamente à sua gestão nos campos económico, financeiro e da segurança dos seus ativos, e em todos os aspetos e aplicações relevantes aos riscos empresariais.

Sobre esta nomeação, Lourdes Afonso afirma que "devido à participação voluntária de todos os intervenientes nestes cargos colabora-se com atuários com interesse genuíno no desenvolvimento da profissão. Permite a aquisição de competências em liderança e contacto com as últimas tendências e desafios do sector, nas áreas de regulamentação, ética, profissionalismo e formação. Os temas do momento como inteligência artificial, risco cibernético, sustentabilidade social, alterações climáticas também são abordados do ponto de vista atuarial, quer avaliando a intervenção que os atuários podem ter nessas áreas quer o efeito que, por exemplo, a IA pode ter na atividade profissional. Tudo isto permite-me proporcionar aos nossos alunos uma visão atualizada dos desafios que poderão enfrentar enquanto futuros profissionais".

Além desta renomeação, Lourdes Afonso integra, ainda, desde novembro de 2023, a direção da Actuarial Association of Europe e é atualmente a coordenadora do Mestrado em Matemática Atuarial da NOVA FCT.

As duas instituições são referência no mundo atuarial, um dos ramos profissionais possíveis com os cursos de Matemática e que vem reforçar o posicionamento da NOVA FCT como uma instituição líder nestas formações.