02-10-2023
A NOVA FCT voltou a marcar presença na Noite Europeia dos Investigadores, que uniu 25 cidades por toda a Europa para celebrar a ciência e a aproximar dos cidadãos.
Quem passou pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa e pelo Jardim do Príncipe Real, em Lisboa, na noite de 29 de setembro, teve oportunidade de participar nas mais de 30 atividades (presenciais e online) da NOVA FCT. Os 126 investigadores da NOVA FCT dinamizaram ações que permitiram explorar e experimentar a ciência muitas vezes pela primeira vez. De uma forma lúdica e pedagógica, estas iniciativas permitiram dar a conhecer o que se faz nos laboratórios do Campus de Caparica, o seu impacto e desafios.
Ana Sofia Antunes, Secretária de Estado da Inclusão, (em baixo na foto) foi uma das visitantes que veio conhecer e experimentar o NavMol, um editor molecular para o ensino da Química a alunos cegos e de baixa visão, que a NOVA FCT teve para demonstração durante este evento.
“Esta é uma festa da ciência e são iniciativas destas que muitas vezes inspiram os próximos cientistas”, disse José Paulo Santos, Subdiretor para o Conselho Científico da NOVA FCT durante a sessão de abertura da NEI 2023.
Sob o tema “CIÊNCIA PARA TODOS - Inclusão e Sustentabilidade”, estiveram representadas todas as áreas de intervenção da escola nas diversas atividades. Entre as diversas experiências, os visitantes puderam avaliar a sustentabilidade da pesca, ficaram a saber como usar ímanes em medicina, descobriram o universo da qualidade do ar através de um jogo de tabuleiro, foram introduzidos à logística sustentável, ficaram a saber mais sobre a poluição marinha: dos químicos aos microplásticos, conheceram as actinobactérias para a saúde, foram à descoberta do vidro, aproveitaram a viagem sonora educacional com os nossos biosinais e exploraram o passado e o presente de Lisboa para outra mobilidade.
A Direção da NOVA FCT esteve representada pelos Subdiretores José Paulo Santos e Eurico Cabrita.
A Noite Europeia dos Investigadores é uma iniciativa financiada pela Comissão Europeia, no âmbito das Ações Marie Curie, com o objetivo de aproximar a ciência dos cidadãos.
Todas as fotos aqui.
Na imprensa
NOVA FCT celebra Noite Europeia dos Investigadores com mais de 30 atividades gratuitas, RTP
Noite Europeia dos Investigadores celebrada com programa gratuito com mais de 30 atividades, Forever Young
NOVA FCT celebra noite europeia dos investigadores com programa gratuito com mais de 30 atividades, Comunidade e Cultura
NOVA FCT junta-se à Noite Europeia dos Investigadores com mais de 30 atividades gratuitas, O Almadense