Investigadores da NOVA FCT entre os melhores do mundo segundo um estudo de Standford

12-10-2023

Desde 2021 que um estudo coordenado por John Ioannidis, professor da Universidade de Stanford, identifica os investigadores mais influentes do mundo e a NOVA FCT tem estado representada desde a primeira edição.

Nesta última atualização, a NOVA FCT conta com 49 nomes na lista, entre investigadores mais citados ao longo da carreira e investigadores com mais impacto no último ano. O ranking teve como suporte a Scopus, uma base de dados online internacional de artigos científicos, e respetivas citações, em diversas tipologias, para jornais e revistas académicas.

A lista, conhecida como “World’s Top 2% Scientists list”, identifica mais de 100 mil investigadores influentes em 22 áreas científicas e 174 disciplinas, cujos trabalhos aceleraram o progresso e a produtividade nas suas áreas.

Da Escola estão presentes: Ana Luísa Fernando (Química), Alexandra R. Fernandes (Ciências da Vida), Alexandre Paiva (Química), Ana Cecília Roque (Química), Ana Lúcia Leitão (Química), Ana Rita Duarte (Química), Carla Sofia Farinha (Ambiente), Catarina Roma-Rodrigues (Ciências da Vida), Dawei Liang (Física), Douglas W. McKee (Química), Elvira Fortunato (Ciência dos Materiais), Fernando Cebola Lidon (Ciências da Terra), Fernando Pina (Química), Filomena Freitas (Química), Florbela Pereira (Química), Hugo C. Biscaia (Engenharia Mecânica e Industrial), J. P. Oliveira (Ciência dos Materiais), João Aires-De-Sousa (Química), João C. Diniz da Costa (Química), João G. Crespo (Química), João Martins (Engenharia Eletrotécnica e de Computadores), José Cochicho Ramalho (Ciências da Terra), José L. Capelo (Química), José P.B. Mota (Química), José Paulo Sampaio (Ciências da Vida), Liliana C. Tomé (Química) , Luís C. Branco (Química), Luís Caires (Informática), Luís Moniz Pereira (Informática), Luís Paulo Rebelo (Química), Luís Camarinha-Matos (Engenharia Eletrotécnica e de Computadores), Manuel A.G. Silva (Engenharia Civil), Manuel Duarte Ortigueira (Engenharia Eletrotécnica e de Computadores), Manuel Nunes da Ponte (Química), Marcos Raydan (Matemática), Maria A.M. Reis (Química), Pedro M. Costa (Ciências da Vida), Pedro V. Baptista (Ciências da Vida), Pedro Barquinha (Ciência dos Materiais), R. M. Miranda (Engenharia Mecânica e Industrial), Radu Godina (Engenharia Mecânica e Industrial), Ricardo Vigário (Física), Rodrigo Gonçalves (Engenharia Civil), Rodrigo Martins (Ciência dos Materiais), Rui Oliveira (Química), Sónia A.C. Carabineiro (Química), Svetlozar Velizarov (Química), Telmo G. Santos (Engenharia Mecânica e Industrial) e Tomás B. Ramos (Ambiente).

O número crescente de investigadores da NOVA FCT incluídos nesta lista de excelência é um claro reconhecimento da investigação de qualidade praticada nesta Escola, reforçando a nossa posição enquanto research oriented school.

O trabalho pode ser consultado aqui.