30-08-2023
O estudo “Viabilidade da descarbonização dos edifícios residenciais – desafios e propostas no contexto de Portugal”, recentemente divulgado, estima a necessidade de um investimento global entre os 26 e 28 mil milhões de euros. João Pedro Gouveia e Pedro Palma, ambos investigadores do CENSE e docentes da NOVA FCT, participaram neste trabalho, promovido pela Zero, no âmbito do projeto da Fundação Europeia para o Clima (European Climate Foundation).
Seguindo 4 linhas orientadoras - eliminar o consumo energético proveniente de combustíveis fósseis; reduzir o consumo energético de biomassa; aumentar o consumo de energia proveniente de fontes renováveis e aumentar a eficiência energética dos equipamentos nas habitações –, o estudo retrata o atual contexto nacional e aponta alternativas possíveis para a descarbonização do consumo energético nas habitações portuguesas.
Assim, os dados obtidos, revelam que a base principal para a descarbonização deve ser a renovação do edificado, a redução de necessidades energéticas e a melhoria do conforto ambiente, pelo que as medidas e o investimento devem priorizar, sempre que possível, a melhoria do desempenho energético.
Esta investigação, evidencia ainda a necessidade de cooperação entre os decisores políticos e outros atores sociais, como unidades de I&D, como importante contributo para uma transição energética mais célere, equitativa e eficaz.
Pode consultar o estudo na íntegra, aqui.