Projetos de Licenciatura em Engenharia Informática apostam em funcionalidades que auxiliam a vida académica e social

26-07-2023

Os alunos do 3.º ano da Licenciatura em Engenharia Informática da NOVA FCT, apresentaram publicamente, no dia 21 de julho, propostas de aplicações que integram funcionalidades de gestão académica, numa só plataforma, com o objetivo de dinamizar a comunicação entre alunos e professores.

Sobre o trabalho desenvolvido, Carlos Viegas Damásio, professor responsável pela Unidade Curricular, salienta o empenho dos cerca de 70 estudantes distribuídos por 14 equipas ao longo de quase cinco meses de trabalho resultando em pré-produtos funcionais robustos e com preocupações de segurança, eficiência, funcionalidade e usabilidade. O resultado é de elevada qualidade e pode servir de alicerce para um sistema que pode vir a ser adotado pela NOVA FCT, ou mesmo generalizado a outras unidades orgânicas da NOVA.

Entre as 14 propostas apresentadas, destacam-se o uso funcionalidades como o recurso a um modelo 3D ou a integração de um chatbot que interage em qualquer idioma, reserva de espaços de estudo e trabalho, sistemas de contagem de presenças em eventos utilizando QR codes, bilhética para eventos, gestão de perdidos e achados, e comunicação e georreferenciação de anomalias no Campus.

Os vários grupos de estudantes destacaram a importância da dinamização social e académica que estas plataformas permitem. Entre as valências mais importantes indicaram a criação de fóruns, chats e calendários que sincronizam a informação entre várias aplicações e a componente lúdica onde, por exemplo, um login pode ser convertido em pontos e esses em brindes.

As equipas de cinco elementos suportaram a construção dos seus produtos em plataformas web base profissionais (Google Cloud Platform) obtendo conhecimentos e competências de full stack development. Os estudantes trabalham em todos os quadrantes de um projeto: da programação e gestão do backoffice, implementação e gestão de base de dados, passando pela integração de várias tecnologias e linguagens de programação, até ao interface final e experiência do utilizador em dispositivos móveis e web.

Os estudantes adquiriam ainda soft skills de gestão de tempo e de prioridades, gestão de equipas e de comunicação presencial e digital, nomeadamente de apresentação e interação em público e de promoção na web dos seus produtos.

Os trabalhos foram desenvolvidos no âmbito da unidade curricular Desenvolvimento Curricular vertente de Projeto de Engenharia, e contaram com o apoio dos professores do Departamento de Informática Pedro Medeiros, David Semedo, João Leitão e Carlos Viegas Damásio.