Visita do Secretário Regional da Educação, Ciência e Tecnologia da Madeira à NOVA FCT

26-06-2023

Jorge Carvalho, Secretário Regional da Educação, Ciência e Tecnologia da Madeira, esteve na NOVA FCT, no passado dia 23 de junho, para conhecer o curso de Inteligência Artificial integrado no Sansung Innovation Campus (SIC) e lecionado na NOVA FCT assim como identificar potenciais parcerias.

O encontro contou com a presença de José Júlio Alferes, Diretor da NOVA FCT, Nélia Câmara, Diretora da Escola de Executivos, Nuno Parreira, Diretor Geral da Samsung para Portugal, Nuno Almeida, Head of Mobile da Samsung Portugal, Aneesh Zutshi, Professor Assistente na NOVA FCT e Coordenador do Programa de AI da Samsung (SIC) e António Coelho, Data Scientist and NLP na Closer Consulting e professor do SIC.

O representante do Governo da Madeira tem estado à frente da digitalização do ensino na região autónoma, num programa que oferece manuais digitais aos estudantes do 1.º ao 3.º ciclo de escolaridade.

“Temos estado a impulsionar o sistema educativo para as gerações futuras. Um dos nossos maiores objetivos agora é garantir que os professores fiquem com as competências digitais necessárias para serem capazes de responder aos desafios da sala de aula”, explica o Jorge Carvalho.

“A Samsung é parceira do Governo regional da Madeira num projeto que é considerado um case studie, é a solução mais avançada de digitalização para o ensino secundário”, diz Nuno Parreira.

“A Faculdade tem uma grande tradição em inteligência artificial (IA). Além de termos estado na origem do primeiro curso de engenharia informática, estivemos na origem do primeiro grupo de investigação na IA. Atualmente, a Escola tem a decorrer bastantes projetos de IA que contam com financiamento europeu ou nacional e muitos com parcerias com empresas”, explica José Júlio Alferes, Diretor da NOVA FCT. “Somos uma escola que sempre apostou na inovação e na transferência de tecnologia”, acrescenta.

“Um dos pontos estratégicos da Escola de Executivos é a aposta no reskilling e no upskilling como forma de minimizar a escassez de talento. Enquanto escola pública é nosso dever retribuir à sociedade com o que melhor sabemos fazer, sem nunca esquecer que somos uma escola de engenharia e de ciências”, afirma Nélia Câmara, Diretora da Escola de Executivos da NOVA FCT.